Top 5 dos melhores filmes para amantes de lutas

As férias já acabaram, mas quem é fã de cinema sempre arranja um tempo para ver um filme. Por isso, aqui vão algumas sugestões de filmes maravilhosos cujo tema central é voltado pro universo das lutas! Sempre vou atrás de filmes assim, para criar estímulo ou alguma reflexão acerca daquilo que anseio dentro do jiu jitsu, e sabemos que esses filmes trazem reflexões para todos nós amantes das artes marciais, independente de quais artes sejam.

  1. Rocky (toda a saga)

Acho difícil que alguém ainda não tenha visto pelo menos o Rocky I. De toda a saga, o primeiro é o que eu mais gosto. É o clássico, cheio de clichês e frases de motivação, do “você pode mais”. E é por isso que encanta! Rocky, um cara pobre, da periferia, que tem muita força de vontade e traz um ponto de vista interessante sobre ganhar ou perder: ganhar é autossuperação, é saber até onde você consegue ir. É ir além daquilo que você espera, independente do resultado. Para quem é competidor no universo do jiu jitsu ou de qualquer outra arte marcial, esse filme é uma injeção de ânimo e motivação.

  1. O Touro Indomável

Sou particularmente apaixonada pelo De Niro e também pelo Scorsese. Para quem nunca assistiu esse clássico do cinema, “O Touro Indomável” é a história de um pugilista que vai do topo às ruínas. Diferente da mensagem positiva que Rocky agrega, aqui a mensagem passada é: “a falta de controle emocional pode te destruir”. Scorsese mostra nesse filme como o deslumbre, a fama e a emoção podem acabar com um homem talentoso e levá-lo ao fundo do poço. O personagem de De Niro é um homem agressivo, abusivo, descontrolado. A atuação dele é tão magnífica, que há um mix de sentimentos: ódio, raiva, pena do personagem. Scorsese também explora o assunto da violência doméstica e mostra de forma crua e realista tal tema.

  1. Dawg Fight

Dawg Fight é um documentário denso, pesado. Passa a mensagem de diversos filmes como Boyz in the Hood, Menace II Society, só que retratando a vida de pessoas reais. É muito além do MMA ou da luta de rua. Tem a ver com descaso, com genocídio, com o cansaço de uns matando aos outros e a “chance” que o quintal dá de resolver as tretas no ringue, além da oportunidade que aqueles caras enxergam de ter chance de conseguir ir pro mundo profissional, como de fato alguns conseguiram. Realidade sinistra, afinal, são lutas ilegais, sem proteção e perigosas. Um filme que fala sobre Dada 5000 e vai além, abordando temas sociais. A luta, além de tudo, não é só ali. É no cotidiano. Pra arranjar um trabalho, pra sustentar a família.

  1. Nocaute

Com Jake Gyllenhaal como protagonista, é mais um daqueles filmes que sempre dão certo, com queda e ascensão, momentos muitos clichês, mas que vamos admitir: é aquele tipo de clichê que todo mundo gosta. Filmes como esse me fazem pensar: clichês bem feitos valem a pena de serem assistidos. Lembra bastante a superação que é mostrada nos filmes do Rocky, você acaba vibrando bastante (teve uma cena em que fiquei me contorcendo no sofá e quase gritando e fazendo torcida pro Billy, o lutador e personagem protagonista do filme). Vale enfatizar a excelente atuação de Jake Gyllenhaal, que se adaptou ao papel com excelência.

  1. Eu sou Ali

Não podia faltar o mestre dos mestres por aqui. Esse documentário é excepcional, pois mostra o lado mais íntimo de Muhammad Ali: o lutador tinha como hábito gravar conversas que tinha com os filhos e esse arquivo pessoal é exibido no documentário, numa narrativa muito bacana. Entrevistas com os filhos, com as lendas do boxe como Mike Tyson e George Foreman também fazem parte desse rico documentário. É o Ali sendo revelado de todas as maneiras: sua alma, sua personalidade, um fenômeno com posturas incríveis e uma consciência política que mostra o porquê ele era muito mais do que um mero lutador de boxe.

E você, tem algum filme sobre lutas que queira adicionar em nossa lista?

Boa semana de treinos a todos! Oss

Leia também:

– 10 livros sobre Jiu Jitsu para não deixar de ler

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através