Técnica de jiu-jitsu: hoje você vai aprender uma raspagem muito eficiente de guarda de lapela, ideal para incrementar seu jogo e surpreender seus oponentes. Confira:
O que é guarda?
O conceito de “guarda” não é algo novo e existe em diversos esportes como boxe, karatê, Muay thai e Jiu-Jitsu.
Podemos entender o “fazer guarda” como uma forma de defesa, uma proteção do próprio corpo em relação a um potencial agressor. No esporte nos protegemos de ataques fazendo guarda.
Qual a técnica de jiu-jitsu (guarda) mais utilizada?
- Guarda Fechada:
Nesse tipo de guarda, a cintura do oponente é envolvida pelas pernas do lutador que cruza os dois pés fechando um cadeado, neste caso, fechando a guarda.
Fazer isso facilita o controle do adversário e permite que seja possível trabalhar com diversas finalizações e raspagens. A guarda fechada é um dos primeiros movimentos aprendidos na faixa branca
- Guarda Aberta:
A guarda aberta é extremamente versátil. Nela o lutador busca o domínio através de outras formas que não travando ele na guarda fechada. Alguns exemplos de guardas abertas incluem as guardas laço, aranha e De la Riva.
- Meia Guarda:
Nessa posição, quem está por baixo busca dominar uma das pernas do passador com suas duas pernas, fechando-as em torno da perna do oponente. A meia guarda oferece muitas variações e oportunidades tanto para quem está aplicando quanto para quem está buscando o domínio por cima.
- Meia Guarda Profunda (Deep):
A meia profunda é uma variação da meia guarda, onde quem está por baixo “se aprofunda” e traz o oponente para cima de si, mantendo a outra perna ou a lapela do oponente dominada.
É muito usada quando o intuito é buscar a pegada de costas.
- Guarda Aranha:
A Guarda Aranha é muito conhecida e muito utilizada tanto para aplicação de raspagens quanto para evoluir para uma guarda laçada. É possível também, através dessa guarda, aplicar finalizações como triângulo e omoplata.
Essa guarda consiste em dominar as mangas do oponente, apoiando os pés na altura do bíceps dele, estendendo uma das pernas e flexionando a outra.
- Guarda Laço:
A guarda laço é uma guarda que consiste na dominação do braço do oponente, sendo uma delas laçada com a perna do guardeiro encaixando o pé atrás do tríceps do adversário, enquanto o outro pé fica no quadril.
Existem um leque de raspagens que podem ser feitas desta posição, e ela também é muito utilizada para a aplicação de algumas finalizações.
- Guarda de Lapela (Worm Guard):
Essa guarda consiste em prender o oponente com um laço feito com a lapela do kimono, entrelaçando entre a perna do guardeiro e a perna do passador.
É considerada uma guarda mais complexa e para executá-la, é preciso entender primeiro a dinâmica que envolve a guarda laço e o uso dos ganchos.
Existem outras guardas tão eficientes quanto essas. Porém, hoje falaremos da guarda de lapela, tão utilizada por atletas de renome como Anna Rodrigues e Erich Munis.
Aprenda a seguir o passo a passo da raspagem da Guarda de Lapela, passada pelo professor Rodrigo Aquiles.
Raspagem da Guarda de Lapela – Rodrigo Aquiles
O primeiro passo é, com o adversário em pé, apoiar com a perna direita na perna do oponente e em seguida, afastá-lo, buscando a lapela contrária dele com a mão direita.
Passe a lapela por baixo da sua perna e pegue com a mão esquerda, trocando a pegada mentando a perna firme lá no quadril do adversário. Quando você faz isso, ele já começa a desequilibrar.
Faça um calço com a perna esquerda, ao mesmo tempo que utiliza a direita que está no quadril do oponente presa à lapela, para raspá-lo para trás.
Finalize a raspagem se aproximando do oponente e impondo a passagem que desejar ou até mesmo, montando nele.
Pronto para dominar a raspagem de lapela?
Estude com atenção essa técnica e eleve seu Jiu-Jitsu ao próximo nível.
Clique abaixo para assistir ao tutorial passo a passo do professor Rodrigo Aquiles e comece a treinar hoje mesmo!
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=49vgo9MLj4Q