Atleta da Semana: Maria Clara Biondi

A Atleta da Semana de hoje é a Maria Clara Biondi, que é faixa amarela e conheceu o jiu-jitsu aos cinco anos de idade, no centro comunitário que ficava ao lado da sua casa. No começo ela fazia somente aulas de judô e com a mudança de professor na academia, também mudou o esporte. Ela se apaixonou pelos treinos de jiu-jitsu e transformou o esporte em um estilo de vida.

Os treinos

A faixa amarela da equipe Careca JJ tem uma rotina de treinos puxada, treina jiu-jitsu duas vezes ao dia, nos horários da manhã e à noite. Durante a tarde faz um treino de musculação.

Com treze anos, Maria Clara tenta conciliar os estudos com os treinos e campeonatos e com a pandemia está se esforçando muito mais nos treinos. Ela ama estar dentro do tatame e correndo atrás dos seus sonhos.

Uma coisa que ela sente falta nos treinos é a ter mais mulheres treinando. Na alimentação ela conta com uma dieta super saudável, evitando doces e refrigerantes.

Sonho dentro do esporte

O jiu-jitsu trouxe muitos benefícios na vida da casca grossa, quando criança o esporte ajudou muito, pois sofria com hiperatividade. Com o passar dos anos o esporte trouxe uma grande qualidade de vida.

A grande dificuldade que a Clara sofre é a falta de patrocínio para ajudar com os custos das viagens e campeonatos. Com a pandemia ficou ainda mais difícil procurar patrocinadores que possam ajudar a atleta.

A Maria tem um grande sonho dentro do esporte que é poder montar um projeto social para crianças carentes e poder ajudar muito mais crianças a iniciarem e conhecerem o jiu-jitsu. Sonha também em ser campeã mundial da IBJJF na Califórnia.

Bianca Basílio, Talita “Treta”, Gabi Garcia, Amanda Nunes e Ronda Rousey, são alguns nomes que a inspiram na sua caminhada dentro do tatame.

Campeonatos e títulos

Seu primeiro campeonato foi aos sete anos, ela lembra que ficou muito nervosa e chorou bastante, mas no final deu tudo certo e foi campeã. Depois desse, a casca grossa nunca mais parou.

O campeonato mais emocionante foi o paulista em 2020. Estava parada fazia 6 meses por causa de uma lesão na clavícula, quando voltou aos treinos faltavam 5 dias para o campeonato. Fez duas lutas, ganhou uma e perdeu a outra, saiu muito orgulhosa e satisfeita com o seu desempenho, mesmo se recuperando da clavícula conseguiu dar o seu melhor.

Para se concentrar no campeonato ela escuta música, gosta de ficar sozinha e se acalmar para ter uma boa luta. Uma das finalizações que ela mais gosta de usar é o triângulo, gosta de ser passadora, mas treina muito o jogo na guarda também.

Os seus principais títulos são: Campeonatos Paulista, Brasileiro, Copa Prime e o Open Taubaté.

A sinistra deixa uma mensagem para todas as meninas que estão começando na arte marcial

“Nunca desistam, não deixem que ninguém diga o que deve ou não fazer. Lugar de mulher é onde ela quiser!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através