A pandemia e os valores do jiu-jitsu


O ano de 2020 pegou todos de surpresa com a chegada do Covid 19, fazendo o mundo inteiro entrar em uma “eterna” quarentena.

As academias de jiu jitsu sofrem por estarem de portas fechadas, os alunos por não frequentarem as aulas e os atletas que vivem do esporte sem os campeonatos. Estamos sempre procurando uma maneira de trabalhar o nosso psicológico e para muitos praticantes da arte marcial é a fuga dos problemas do dia a dia.

Associamos o estresse por conta de muito trabalho e uma vida agitada, mas toda essa nova realidade de ficar em casa nos mostrou que o esporte também é importante nos dias de “ócio”. Com o psicológico muito abalado diante do novo estilo de vida, uma rotina forçada e diferenciada, cada pessoa pode exercitar e estudar sobre jiu jitsu da maneira que consegue.

As academias de jiu jitsu estão se adaptando ao modo de aula online, os professores se esforçam para que cada aluno continue treinando e aprendendo e o mais importante não parando. Em casa podemos continuar praticando drills e posições, é o tempo que podemos tirar para esquecer o que está acontecendo para fora do quintal.

Conteúdo

Não é só com exercícios físicos que se pode aprender dentro do esporte, não se culpe se você não consegue um tempo para fazer drill, e posições. Muitas páginas de jiu jitsu também estão trazendo cada vez mais conteúdos.

Por meio do Facebook, Instagram, Telegram, Twitter, YouTube e outras plataformas, estão sempre ensinando e deixando todos por dentro do esporte que amamos. Lives, textos, matérias e os encarregados pelos conteúdos procuram cada dia fornecer materiais novas e de qualidade.

No meio de todo o caos, percebi que a pandemia está mostrando novos caminhos e valores.

Valores

O jiu-jitsu encontrando uma forma de sobreviver sem medalhas, em que cada atleta pode mostrar a sua carreira sem estar em cima de pódios. Conteúdos nas redes sociais estão fazendo grandes ídolos, que muitas vezes não são os mesmos que ganham campeonatos.

Os professores e academias estão tendo cada vez mais valor, sem poder treinar, precisamos dar mais valor aos aprendizados e ao dojô. Com todas as dificuldades financeiras, os professores e alunos têm que se unir para não deixar o lugar de treino fechar. Um vai ajudando o outro.

Cor da faixa e medalhas na parede não são mais as maiores procuras de ídolos. O jiu-jitsu começa a ter um novo valor de caráter.

Mas vale lembrar que esse conteúdo precisa ser responsável, sem contribuir ainda mais para gerar um sentimento de angústia e ansiedade nas pessoas. É preciso preservar nossa saúde mental.

Quando tudo passar

O mundo não vê a hora de tudo isso passar.

Olho para o meu kimono dentro do guarda roupa e me dá um aperto, todo dia que acordo fico esperando ler uma matéria dizendo que podemos voltar para as nossas atividades.

Mas enquanto ainda estamos na quarentena, procuro sempre continuar a aprender sobre o esporte que tanto gosto. Sabemos que ainda não é o melhor momento para voltarmos, mas vamos continuar aprendendo e evoluindo em casa.

E você, o que aprendeu com toda essa mudança de vida?

Foto: Luchini Fotografias

Qual sua reação

Curtir Curtir
1
Curtir
Amei Amei
0
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A pandemia e os valores do jiu-jitsu

log in

reset password

Voltar para
log in