Lições do coronavírus para o jiu-jitsu

7 reflexões capitais que a pandemia deixará para os tatames

Toda crise tira a gente da zona de conforto: transforma cenários, atitudes, pontos de vista e catalisa mudanças. A pandemia do coronavírus tem a particularidade de balançar o mundo todo. E no mundo do jiu-jítsu, quais as reflexões que ficam para praticantes e líderes depois que tudo terminar?

1. Higiene

Álcool gel foi o artigo mais desejado dos últimos tempos. E em um esporte de contato como o nosso, manter os tatames limpos e desinfetados diariamente parece óbvio, certo? Tomar banho e lavar o kimono a cada treino também parece óbvio, certo?

Infelizmente, não é a realidade em todos os lugares. É preciso postura firme dos líderes de academia, tanto ao cobrar higiene de quem pratica quanto manter o local com condições adequadas, de forma a garantir a saúde de todos, reduzindo o risco de doenças e infecções.

2. Equipes como negócios

Como em todos os outros setores econômicos, a crise bate forte no bolso das academias. Especialmente para aquelas que não se preocupavam em ter uma gestão empresarial. Muitos faixas-pretas começam pela vontade de viver da arte suave e abrem seu espaço sem visão empreendedora.

Mas para o líder, não basta estudar só jiu-jitsu na quarentena: é preciso enxergá-lo como negócio. Saber se estruturar, investir em capacitação em gestão administrativa e financeira são questões essenciais, que ficam mais evidentes em momentos críticos como este.

3. Transformação digital

Com o isolamento social, a maneira de estarmos conectados foi uma só: a digital. Instagram, Facebook, grupos de WhatsApp e Telegram deram a tônica, e quem já manejava estes canais de maneira mais profissional saiu na frente.

Conteúdo digital, lives e interação com os alunos só nos mostraram que há espaço para se reinventar, ter um alcance maior, oferecer outros serviços e trabalhar leads e percepção de marca. A transformação digital pode e deve chegar também ao jiu-jitsu.

4. Estudar finanças pessoais

Sempre defendi a tese de que o tema finanças pessoais deveria ser conhecimento de base, disciplina aprendida na escola. Hoje, a popularização de plataformas de investimento e conteúdos voltados ao assunto tornou este conhecimento mais acessível.

Dedicar um tempinho a aprender on-line sobre finanças pessoais vai trazer retorno para todos nós, sejamos atletas, gestores ou simplesmente praticantes que tentam encaixar o pagamento da academia no orçamento. Que a gente não tenha mais uma crise como esta tão cedo: mas aprender a deixar o bolso mais equilibrado reverte em qualidade de vida e saúde mental.

5. Um por todos, todos por um

Uma das críticas ao jiu-jitsu é a falta de união no esporte, entre as diversas bandeiras e federações. A pandemia balançou nossas diversas fontes de renda: deixou academias fechadas, impactou a vida financeira dos alunos, cancelou campeonatos. Ou seja, todos no mesmo barco. Momento propício para a reflexão: como mantemos interesses individuais, mas facilitamos o diálogo conjunto em torno do fortalecimento do esporte?

6. Valorização de colegas e professores

Sempre batemos na tecla de valorizar o colega de treino e nossos mestres. E o fato de ficarmos obrigatoriamente isolados, sem poder treinar, só nos mostra o quanto esse convívio é importante, o quanto cada um é importante para nossa evolução.

O momento só reforça a empatia e o respeito que devemos ter com todos que estão nesta jornada de aprendizado conosco. Dentro e fora do tatame.

7. Resiliência

Os tempos conturbados foram uma prova para nosso mental: não é fácil ser bombardeado por tanta turbulência política, econômica e social. O clima de incerteza abala qualquer estrutura. A lição que fica é aproveitar cada ensinamento da arte suave no treinamento mental: ela nos ensina como poucas a ter autocontrole, a lidar com situações adversas e aguentar a pressão – quem nunca tomou sufoco aí? rs Somos privilegiados de beber desta fonte e vamos aproveitar tudo isso como inspiração para voltarmos desta crise mais fortes e melhores.

Foto: Fight Academy SP

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,