Dicas para não deixar o jiu-jitsu sair da sua rotina

Foto: BJJ Fanatics

Período de quarentena nacional, isolamento social, academias fechadas e aquela abstinência dos treinos já começou a bater desde a primeira semana. E no meio disso tudo, diversas preocupações: e se eu perder o gás? E se eu esquecer as posições? E se eu subir de categoria? São tantas outras. Mas sem dúvidas a maior delas é o de ficar parado por tanto tempo. Para nós, o jiu-jitsu já se tornou parte da nossa rotina e é atividade indispensável no nosso dia a dia. Mas dá pra se manter ativo, mesmo durante a quarentena, e você provavelmente já sabe disso. Mas será que é tão simples encontrar disposição para fazer isso em casa?

Eu posso responder por mim. Pra mim, treinar sozinha, muitas vezes, é um tanto desafiador. Fazer o mesmo aquecimento que eu faço na academia, por exemplo, não é tão simples, pois não sinto a mesma disposição. É difícil explicar, mas a sensação que eu tenho é que o simples fato de chegar na academia já me dá um gás a mais, o cheiro do tatame já aquece o meu sangue e a adrenalina vai lá em cima.

Por sorte, moro com dois praticantes de jiu-jitsu, (um faixa roxa e um faixa preta) e isso é um incentivo e tanto para manter a rotina de treinos em casa, tanto para mim quanto para eles, pois tentamos nos ajudar por aqui. Mas, eu sei que nem todo mundo tem o mesmo “privilégio”, sendo muitas vezes a única pessoa em casa que treina jiu-jitsu, e isso pesa ainda mais se você for faixa branca ou azul, então é possível que se você não é um graduado, conseguir manter os treinos em casa, e sozinho, provavelmente esteja sendo um desafio para você. Pensando nisso, separei algumas dicas que podem te ajudar no incentivo da sua rotina e manter o jiu-jitsu incluso nela.

1. Estude!

É meio clichê falar sobre estudar jiu-jitsu. Mas com certeza é fundamental! Leia textos, artigos, procure algo sobre seu atleta preferido, assista a lives, estude sobre a história do jiu-jitsu. Estudar inclui definitivamente tudo, desde assistir a vídeos de campeonato à treinar posições, inclusive aquelas básicas. Treine coisas básicas, como saída de quadril, cordinha, rolamento, sprawl, a famosa “escolhinha”, que nos ajuda a manter as técnicas básicas afiadas. É uma boa maneira de treinar técnica, mesmo sem parceiro.

2. Mantenha seu corpo ativo

Os treinos funcionais voltados para o jiu-jitsu são uma maneira de manter seu gás, ou até mesmo melhorá-lo. Vale drills, treino de força, resistência, enfim, use os recursos que você tem na sua casa. Eu sei que todo mundo de vez em quando tenta matar um aquecimento na academia, mas agora é um bom momento para você fazer os exercícios no seu ritmo e na intensidade que você se sente confortável. Além do mais, é indispensável para quem está preocupado com os quilinhos a mais durante a quarentena, isso vai fazer toda a diferença quando seus treinos voltarem. Sem contar que espanta o sedentarismo.

3. Mantenha hábitos saudáveis

Isso inclui alimentar-se bem e dormir bem. Tente criar uma rotina para suas atividades, horário para dormir e para acordar, não dormir e nem acordar muito tarde, se alimentar na hora certa e de maneira equilibrada. Tudo isso ajuda você a manter seu corpo e sua mente saudáveis, além de ajudar na sua imunidade. Além do que, criando uma rotina saudável, fica bem mais fácil quando você tiver que retornar às suas atividades normais, você não vai ter que passar por um processo de readaptação física e mental.

4. Mantenha contato com seus parceiros de treino

É sempre bom trocar experiências, dicas de treino, compartilhar a rotina, exercícios, falar sobre jiu-jitsu, compartilhar memes, um vídeo do instagram, lançar desafios diários, enfim. Esse contato é muito importante para o incentivo da equipe como um todo, mantém a saúde da equipe, a sua saúde mental e a de seus parceiros de treino também. Além de demonstrar o espírito de parceria que existe entre vocês, e nunca se sabe quando você pode estar sendo um incentivo para alguém.

E o mais importante de tudo, lembre que a vida é feita de muitas coisas. Sem dúvidas, o jiu-jitsu é uma das melhores coisas da nossa vida, mas aproveite esse momento também para apreciar a companhia de quem está ao seu lado. Tudo bem você passar um dia apenas descansando ou assistindo séries. Tudo bem você aproveitar para apenas fazer algo com sua família em casa, nem que seja só bater um papo. Cuide da sua saúde mental, que é o mais importante de tudo. Mantenha seu corpo ativo, mas ative sua mente também. Cuide de quem está perto de você. Tire um dia do seu treino apenas para chamar alguém que está com você e mostrar o que você mais gosta de fazer, chama eles para “treinar” na varanda, arreda o sofá e convida todo mundo para uma amostra do bem que o jiu-jitsu faz para você. Apenas faça de tudo isso uma experiência boa e saudável.

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,