Devo ou não continuar pagando a academia durante a quarentena?


Estamos vivenciando no Brasil (e no mundo), nesses últimos dias, algo que certamente nunca esperaríamos vivenciar. O período de quarentena que tem tomando uma proporção grande por todo o país sem dúvidas tem atingido diversos setores financeiros, especialmente os trabalhadores informais, autônomos e micro-empreendedores. O fechamento de escolas, comércio, restaurantes, tem atingido financeiramente aqueles que dependem dessa demanda para se manter. Com as academias de jiu-jitsu não tem sido diferente. Mas isso já não é novidade para ninguém.

A grande questão que tem pairado na cabeça de muitos alunos de jiu-jitsu é: devo continuar pagando a academia durante a quarentena? O que algumas pessoas têm levado em consideração para esse questionamento é justamente o fato de as academias estarem fechadas por tempo ainda indeterminado, e que talvez “não seria justo” pagar por aulas que não estão acontecendo. Há também aquela preocupação de quem não possui uma renda fixa, ou que trabalha autonomamente e também tem sentido os prejuízos financeiros, e se questionam como continuará pagando sem ter de onde tirar dinheiro.

Bom, então vamos lá. A primeira coisa que gostaria de chamar a sua atenção aqui é para o fato de que se o seu professor não tem nenhuma outra fonte de renda além da academia onde dar aula, ou se ele mesmo é o dono da academia onde você pratica jiu-jitsu, então já dá para imaginar o quanto ele também tem sido afetado com toda essa situação. Então a primeira resposta para o grande questionamento é: prestigie o trabalho do seu professor(a).

Ouvi algo que me chamou muita atenção esses dias, uma pessoa que disse: “se você tem uma família, amigos, parceiros, irmãos e um grande pai e amigo no tatame, então continue pagando. Mas se o que você tem é apenas um professor e colegas de treino, não pague.” Essa fala me chamou atenção, porque a questão está no quanto a sua equipe e o seu professor são valiosos para você. Não apenas o seu professor depende disso para sobreviver, mas como sua equipe depende disso para se manter depois que tudo isso acabar. Afinal, quando tudo isso passar, você ainda vai querer ter um lugar para treinar.

Uma boa solução que pode alcançar a todos, especialmente para aqueles que preferem não sentir-se no prejuízo, ou para os professores que têm uma preocupação a mais com seus alunos nesse período de isolamento, são os treinos online. Claro, é impossível fazer rola virtualmente, mas você ainda pode treinar drills, movimentações, posições, condicionamento físico, além de cuidados com a saúde e alimentação. É uma maneira que você e seu professor podem encontrar de se ajudarem, não apenas para “ser mais justo”, mas também para que você consiga manter sua rotina de treinos e de seu professor poder continuar acompanhando seu desempenho durante esse período. Além de se ser uma ótima maneira de manter não apenas o seu corpo, mas a sua mente saudável também. Há diversas maneiras de fazer isso, seja por lives, vídeo chamadas, vídeo aulas, via mensagens virtuais, enfim.

E como fica a questão de quem não tem como pagar? A resposta é simples, converse com o seu professor, ele certamente vai entender a sua situação. Sem dúvidas haverá uma maneira de se chegar a um bom acordo para ambos os lados. Se você tem condições de continuar pagando suas mensalidades, faça isso, se não, está tudo bem, afinal, todos temos que nos ajudar e ser compreensivos uns com os outros.

O que vale é pensarmos um nos outros, sermos empáticos e se colocar no lugar do outro. O diálogo é sempre a melhor solução, esteja aberto para entender o outro, tente encontrar uma solução viável e justa para que todos possam ser beneficiados. Afinal, já é tenso demais tudo o que estamos passando. Vamos nos “abraçar” (mesmo que isso ainda não possa ser feito de maneira literal) e colaborar para que quando toda essa tensão passar, os prejuízos nesse contexto sejam os menores possíveis. E torcer para que em breve estejamos abraçados no calor da adrenalina que só o tatame nos dá.

Se puder ficar em casa, fique. Cada um fazendo a sua parte!

*Foto: Graciemag

Qual sua reação

Curtir Curtir
1
Curtir
Amei Amei
1
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devo ou não continuar pagando a academia durante a quarentena?

log in

reset password

Voltar para
log in