Me lesionei: e agora?


Na maioria dos esportes de contato, como o jiu-jitsu, as lesões são algo comum e podem ter inúmeras causas, desde técnicas mal executadas, passando por posicionamento inadequado em projeções e até mesmo aqueles “conferes” mais acalorados na academia, que eventualmente podem expor os praticantes a situações de risco.

O maior medo ou dilema dos praticantes não é motivado pela dor ou eventualmente alguma intervenção que seja preciso realizar, mas sim, o tempo necessário para recuperação e retomada dos treinos.

E é justamente nesse ponto que não pode haver negligência. O retorno aos tatames, se realizado antes da hora, pode gerar consequências permanentes na performance física e funcional do atleta ou praticante, e deve ser programado sob supervisão de profissionais de saúde (médico/fisioterapeuta/profissional de Educação Física). O corpo praticante é sua ferramenta de trabalho, portanto deve funcionar de forma plena!

As lesões nem sempre podem ser evitadas, sobretudo as causadas por fatores externos ou acidentes (como quedas de mal jeito, por exemplo). No entanto, é possível se atentar a alguns sinais que o corpo apresenta e respeitá-los, como cansaço físico intenso, limitação de movimentos ou alguma dor persistente, pois podem indicar que algo está errado e, caso não sejam investigados, podem levar a algum grau de comprometimento mais sério.

Além disso, existem questões mais complicadas relacionadas ao ego do praticante, que muitas vezes resiste a um golpe justo e se expõe a lesões que poderiam se evitadas. Se o indivíduo é alguém que treina por hobby ou compete esporadicamente, é preciso ter consciência que tem uma vida além do tatame, e isso pode gerar consequências graves. Já para o atleta, é preciso que esteja ciente de que precisa do seu corpo em plena forma. O professor tem papel fundamental nessa questão, orientando de forma correta e sempre atento ao que acontece nos treinos!

Enfim, as lesões devem ser encaradas com muita seriedade, mesmo as questões menos complexas, para que não venha a se agravar e interferir no desempenho nos treinos e competições.

Um grande abraço e até a próxima! OSS

Qual sua reação

Curtir Curtir
0
Curtir
Amei Amei
0
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Me lesionei: e agora?

log in

reset password

Voltar para
log in