Você sofre de dor lombar?


Sentir dor é algo que faz parte da vida de praticamente todo o praticante de jiu-jitsu e um local muito comum de desconforto é a região lombar. Segundo a fisioterapeuta Patricia Montes, especialista em dor lombar, mais de 80% das pessoas sentem esta dor em algum momento da vida.

Apesar de ser muito intensa e limitadora, apenas 5% das pessoas que sofrem com isso tem algum problema mais grave e deveriam ser submetidas a exames mais criteriosos e avaliação médica.

A fisioterapeuta afirma que, a outra grande parcela das pessoas, após serem avaliadas por fisioterapeutas ou médicos, recebem o diagnóstico de dor lombar não especifica, ou seja, não se sabe ao certo o que está causando a dor e não pode-se justificar os sintomas pelo o que se vê nos exames de imagens.

“Existe uma grande crença por parte da população em geral, que os movimentos podem prejudicar de alguma forma a coluna, e que cuidados extremos devem ser tomados para proteger as costas. Porém, as pesquisas científicas mostram que excesso de cuidado e repouso não ajudam a longo prazo, e que manter o corpo ativo, sim, ajuda a controlar e reduzir os sintomas.”

Dessa forma, a atividade física é uma grande aliada no tratamento de pessoas que apresentam sintomas de dor, pois ajudam a liberar hormônios que reduzem estresse e ansiedade, estimulam o corpo a produzir substâncias analgésicas endógenas, aumentam a resistência e força muscular, promovem benefícios cardíacos e circulatórios assim como, melhoram a qualidade do sono. As pessoas devem se manter ativas e escolher o esporte de sua preferência, e cabe aos profissionais de saúde promover o suporte adequado para o retorno a atividade!

O jiu-jitsu não deve ser temido e pode ser praticado com segurança mesmo em pessoas que apresentam dores há muito tempo. Procure um profissional que possa te ajudar e não que limite teu desempenho nos tatames.

Qual sua reação

Curtir Curtir
0
Curtir
Amei Amei
0
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sofre de dor lombar?

log in

reset password

Voltar para
log in