Liberação miofascial X jiu-jitsu


A auto liberação miofascial tem se tornado cada vez mais popular e muitos atletas têm aderido essa prática, sendo cada vez mais comum sua aplicação no dia a dia da academia e até mesmo nas áreas de aquecimento das competições. Portanto, no texto de hoje vou abordar sobre o uso dessa técnica e como ela pode auxiliar na recuperação muscular e melhorar a qualidade dos treinos.

Mas afinal de contas, o que é a fáscia?

A fáscia muscular é uma camada de tecido conjuntivo (membrana ou espécie de “película”) que envolve todos os músculos do nosso corpo e tem como função proteger e evitar atrito entre eles ou com algum órgão. Algumas condições implicam na perda de elasticidade da fáscia, como a tensão muscular gerada por má postura ou sobrecargas no treino com pesos, por exemplo. A auto liberação miofascial é uma técnica de auto massagem que tem como objetivo eliminar os “pontos gatilho” que são como pequenos “nós” que se desenvolvem na fáscia muscular, tornando nossos músculos mais flexíveis, mais fortes e mais resistentes a lesões, ou seja, mais “treináveis”.

Uma série de acessórios podem ser utilizados, como bolinhas, bastões ou rolo de espuma. A técnica pode ser utilizada antes e depois das sessões de treino, como preparo das estruturas musculares para a sobrecarga dos exercícios e como auxílio no processo de recuperação da musculatura, respectivamente. A aplicação da técnica pode gerar desconforto local no momento da mobilização, dependendo do nível de tensão muscular do indivíduo e da região trabalhada.

É fundamental buscar a orientação de um especialista (massoterapeuta, fisioterapeuta ou profissional de educação física) para o aprendizado correto das técnicas de aplicação com o uso de implemento ou até mesmo para a aplicação da técnica de forma manual, em caso de tensões musculares excessivas.

Em nossa modalidade, estamos o tempo todo com a musculatura sob tensão, geralmente em posições desconfortáveis ou mesmo em treinos com parceiros mais pesados, o que pode gerar grande sobrecarga tensional nas estruturas musculares. Dessa forma, a técnica de liberação miofascial, quando bem orientada e aplicada, pode contribuir sobremaneira para a melhora da qualidade dos treinos.

Um grande abraço a todos, bons treinos e até a próxima! Oss

Qual sua reação

Curtir Curtir
0
Curtir
Amei Amei
0
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Liberação miofascial X jiu-jitsu

log in

reset password

Voltar para
log in