Ginástica Natural como preparação física


Inúmeros são os meios que existem para que se melhore o desempenho no jiu-jitsu e a ginástica natural é um ótimo recurso para isso. Desenvolvida pelo educador físico Álvaro Romano nos anos 90, a modalidade foi criada com o intuito de trabalhar corpo, mente e consciência corporal, fazendo exercícios sem a necessidade aparelhos.

Álvaro foi atleta de surf, jiu-jitsu, triathlon e judô, o que o ajudou na elaboração deste método de exercício. A ginástica natural foi originada através da combinação de movimentos de yoga, trabalhando bastante flexibilidade e alongamento, movimentação de chão originadas do jiu-jitsu e também de movimentos inspirados em animais.

Para aqueles que nunca tiveram contato com a modalidade, no primeiro momento pode parecer algo difícil de se praticar, mas logo nas primeiras semanas de treino já é possível perceber a evolução em relação à consciência corporal, resistência física, flexibilidade e equilíbrio.

Um fator muito vantajoso deste esporte é que ele pode ser praticado em qualquer lugar: dentro de casa, no quintal, na grama, no parque, na praia, na academia. Outro ponto positivo é que por ser uma modalidade que só utiliza o peso corporal, o número de lesões é baixo e ainda por cima se trabalha quase toda a musculatura, tendo um nível de gasto calórico grande mesmo sem a utilização de aparelhos. Além disso, pode ser praticado por pessoas de diversas idades, assim como a arte suave.

Aliando estes treinos aos de jiu-jitsu é perceptível a grande evolução no desempenho daqueles que o praticam. Atletas como Leticia Ribeiro, Bia Mesquita, Leandro Lo e Minotauro são alguns dos adeptos desta modalidade como parte de sua preparação física.

Exercícios de respiração também são trabalhados na ginástica natural, fator importante para os amantes do jiu-jitsu visto que ela é fundamental para o desempenho na hora dos rolas e principalmente para aqueles que competem. A respiração quando bem trabalhada tem o poder de amenizar qualquer momento maior de tensão.

Esta modalidade pode ser dividida em especialidades: além de auxiliar na preparação física de praticantes e atletas de lutas, pode ser utilizada por fisioterapeutas e profissionais da área de reabilitação para pacientes em reabilitação, assim como utilizada com crianças para se trabalhar psicomotricidade de forma lúdica utilizando os movimentos dos animais. Também pode ser praticada por pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida, fazendo exercícios variados, ao ar livre e sem a utilização de aparelhos.

*Foto: @jumartinss

Qual sua reação

Curtir Curtir
0
Curtir
Amei Amei
0
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ginástica Natural como preparação física

log in

reset password

Voltar para
log in