Como você lida com a frustração?


Cada vez mais é perceptível a evolução que o jiu-jitsu traz para as pessoas enquanto seres humanos. São muitos os aprendizados e sem sombra de dúvidas, aprender a lidar com a frustração é um deles.

A frustração acontece quando uma barreira interna ou externa nos impede de alcançar um objetivo esperado. As fontes de barreiras internas são muitas vezes a nossa falta de confiança ou medo. Já as fontes de barreiras externas são aquelas que estão fora do nosso controle.

A intensidade da frustração depende diretamente da energia investida para se atingir um objetivo. Portanto, quanto mais tempo, esforço e dedicação investidos para conseguir conquistar um grande título por exemplo, mais frustrada a pessoa fica se perde.

Já que não é possível ter controle sobre todas as coisas que acontecem em nosso percurso no jiu-jitsu e esse sentimento é muitas vezes inevitável, podemos encarar as nossas lutas perdidas como aprendizado, afinal quando perdemos é que ficamos pensando onde foi que erramos.

É essa possibilidade de trabalhar o nosso diálogo interno em vários momentos que nos engrandece como pessoas e nesses momentos vale a reflexão: O que se pode aprender com isso? O que se pode melhorar? Onde estão os erros?
Já que não temos controle sobre as coisas externas, então é preciso olhar para dentro e ver onde e o que é possível trabalhar para que os mesmos erros não se repitam.

Encarar um momento de adversidade como um aprendizado e, desta forma, se fortalecer e perceber que se pode aprender muito com os erros e também com as diferentes situações inesperadas que podem surgir em nossa vida é a melhor atitude que se pode ter quando nos deparamos com o sentimento de frustração.

Então, ao invés de ficar sofrendo por não ter conquistado aquele título tão esperado, ou por não estar conseguindo ter um bom desempenho nos treinos, que tal parar um instante e analisar o que se pode fazer de diferente para que assim se chegue mais perto do objetivo?

Algumas dicas que podem ajudar você:

  • Faça uma lista das posições que você precisa melhorar;
  • Tire dúvidas com seu professor, ele é a pessoa mais qualificada pra te auxiliar;
  • Melhore a qualidade dos treinos. Se você treina poucas vezes na semana, dê o seu melhor nesses treinos.
  • Tenha disciplina, treine mesmo quando a motivação for pouca, no futuro o retorno vem;
  • Escreva cada posição em um caderno, isso ajuda a memorizar cada detalhe dela;
  • Se puder e sentir necessidade busque alguma forma de preparação para aumentar o condicionamento físico;
  • Se precisar mude a qualidade da alimentação, ela está diretamente ligada ao nosso desempenho;
  • Por fim, acredite no seu potencial.

Ninguém nasce campeão da noite para o dia. É necessário muita dedicação, disciplina e resiliência pra se chegar lá. E você, está esperando o que para começar a fazer a diferença?

Qual sua reação

Curtir Curtir
0
Curtir
Amei Amei
5
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como você lida com a frustração?

log in

reset password

Voltar para
log in