DIU e o jiu-jitsu


Se você sofre horrores com seu ciclo menstrual, fica fraca, com cólicas, sem disposição, sem resistência, com retenção hídrica e muitas vezes deixa de treinar. Ou ainda, na véspera do seu campeonato seu peso sobe drasticamente e você perde por W.O., continue lendo, esta matéria pode ser para você!

Meses se preparando para uma campeonato, dieta alinhada, preparação física, treino, tudo direitinho, peso batido e… Na semana da véspera, entrei no meu pré-menstrual. Veio tudo de uma vez, dois quilos a mais de água, cólica violenta, aquela indisposição tamanha. Tudo por água abaixo. A pressão de competir pela equipe, do sensei e minha própria expectativa para o campeonato me derrubaram.

Eu já tinha pesquisado online sobre o DIU Mirena e vi muitos relatos positivos e negativos. Meu maior receio era perder rendimento, principalmente por que levo muito a sério a minha preparação física e minha dieta. Em contrapartida, perdia uma semana toda do mês com os colaterais do meu período pré-menstrual e ainda por cima tinha que gerenciar as datas dos campeonatos.

O DIU Mirena é um método contraceptivo com 95% de ação intra-uterina, que manterá a função ovariana de produção hormonal (estrogênio, progesterona e testosterona) praticamente inalterada, como desejado por muitas mulheres atualmente. Além disso,  leva a atrofia (diminuição) do endométrio. Com isso, aproximadamente 70 por cento das mulheres tendem a ter a menstruação interrompida (que foi o meu caso) e as que permanecem menstruando, provavelmente, terão seus ciclos com menor perda sanguínea.

Para mulheres esportistas e atletas, a perda de células vermelhas prejudica o ‘transporte’ do oxigênio, prejudicando principalmente os esportes de alto rendimento como o jiu-jitsu. Por isso, apesar de ‘hormonal’, as vantagens do Mirena devem ser realmente consideradas, sobretudo, na mulher atleta. É um método contraceptivo seguro (comparado à laqueadura) e com benefícios que vão além da contracepção em si.

No entanto, o Mirena pode causar acne em mulheres predispostas e cistos ovarianos transitórios. E também não poderemos programar o ciclo menstrual como fazemos com pílulas, adesivos e anel vaginal, por isso, consulte uma ginecologista (de preferência, alguma médica que compreenda sua prática esportiva).

Para mim foi simplesmente milagroso. Porém como não sou médica, trouxe uma entrevista com a minha salvadora, Dra. Mariana Halla:

O DIU é para todas?

Sim, pode ser para todas aquelas que não apresentem câncer de mama nem deformidades uterinas. Desde que a mulher já tenha iniciado vida sexual, não tem idade mínima para colocar o DIU! Outra lenda dizia que apenas mulheres que já tiveram filhos poderiam usar esse método, o que também não é verdade. O DIU pode ser usado, então, pela maioria das mulheres, é um método muito seguro que atua principalmente deixando o muco cervical, que fica na entrada do colo uterino, mais espesso e os espermatozoides não conseguem passar!

Ele não interfere com a produção hormonal feminina, não faz o bloqueio dos hormônios cerebrais que levam a ovulação, o que acontece com os anticoncepcionais como a pílula, anel, injeção ou adesivo. Assim a produção de testosterona e outros hormônios sexuais se mantem estável e não ha prejuízo na disposição, massa magra e libido. Para atletas e outras praticantes de atividade física, alem de manter níveis adequados de testosterona, o DIU Mirena, diferente do Diu de cobre/prata, previne maiores sangramentos e perda de ferro, mantendo níveis adequados de ferritina e evitando anemia, facilitando o transporte de oxigênio para as células e favorecendo uma boa performance muscular.

Como é feita a inserção? Existem colaterais?

A inserção pode ser feita em consultório durante a menstruação com anestesia local ou em qualquer momento do ciclo se for em ambiente hospitalar com anestesia, mas ambos procedimentos muito rápidos e que não precisam de repouso nem cuidados especiais. A proteção contraceptiva já começa a valer no primeiro dia de uso. Não há necessidade de métodos adicionais logo após a inserção. Porém, importante lembrar que o DIU não protege de doenças sexualmente transmissíveis como HIV, Hepatites, Sífilis ou HPV. Quanto aos possíveis efeitos colaterais, temos dores pélvicas nos primeiros dias após a colocação e sangramentos irregulares nos primeiros meses, mas que na maioria dos casos cessam após o primeiro semestre de uso e a maioria (cerca de 60 a 80%) para de menstruar.  Assim há melhora das cólicas, inchaços e mal estar durante a TPM.

Quanto tempo depois de colocar pode treinar?

No dia seguinte a colocação do DIU, a menina já está apta a voltar para os treinos, independente da modalidade. Não ha contraindicações , seja corrida, natação, luta, hipismo ou qualquer outro esporte.

O que acha importante complementar?

Outro ponto importante quanto a escolha do método contraceptivo é o fato de pílulas, anel, injeção ou adesivo contendo estradiol na fórmula aumentam de 6 a 8x o risco de tromboembolismo venoso, podendo levar a trombose nos membros, tromboembolismo pulmonar, infarto ou derrame cerebral. Assim mulheres com histórico familiar de trombose, sedentárias, sobrepeso/obesas, tabagistas ou portadoras de enxaqueca devem conversar com seus médicos e evitar métodos contendo estrogênio na formula, sendo o DIU uma boa opção nestes casos. Hoje, a maior parte dos planos de saúde têm cobertura para colocação do DIU. Os benefícios são inúmeros, alem da melhora dos parâmetros laboratoriais, vemos na pratica a melhora da bioimpedância naquelas que trocaram as pílulas pelo Diu, com melhora da massa magra e redução de gordura corporal. O retorno a fertilidade é rápido e mesmo que se deseje retirar o DIU antes do termino, não ha prejuízo nesse quesito. Fale sempre com seu médico e tenha um estilo de vida saudável!

Dra Mariana Halla CRM 117460
Ginecologia Endócrina
Nutrologia
Envelhecimento Saudável

Qual sua reação

Curtir Curtir
5
Curtir
Amei Amei
2
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIU e o jiu-jitsu

log in

reset password

Voltar para
log in