Casais inteligentes treinam e crescem juntos


Saber quais são os motivos que te fazem acordar todos os dias, é essencial para continuar diante dos desafios da vida. Você pode começar a trabalhar em direção aos seus sonhos e buscar realizá-los de diversas formas possíveis. Mas se isso é essencial na nossa vida individual, o quanto é mais importante quando estamos falando de uma vida a dois?

O dia de atividades intensas no trabalho, o estresse no trânsito, a correria normal do dia a dia, fazem com que a volta para casa seja tomada de cansaço. Essa situação mal administrada e planejada, é um passo para qualquer relação cair na rotina e começar a alavancar os problemas.

A frase ‘casais que treinam juntos, permanecem juntos‘, não é apenas uma ideia de senso comum. Uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology, da American Psychological Association – maior associação de psicólogos do mundo -, mostrou que casais que se envolvem em atividades em conjunto tendem a ser mais felizes e propagam a felicidade para além do momento no qual se divertem. Isso é, para evitar qualquer desgaste na relação, a prática de esportes juntos, favorece qualquer evolução pessoal, isso porque a dinâmica que surge entre os casais ajuda de diferentes formas a solidificar o laço amoroso.

Mais difícil do que iniciar uma atividade física, é continuar praticando-a. Na maioria das vezes, a pessoa usa a falta de tempo como desculpa, mas o fato é que, na maioria das vezes ela desiste mesmo é por não ter estímulo para encarar o desafio sozinha. Entre as vantagens da prática de qualquer esporte em conjunto, o que se destaca é o incentivo mútuo e a sensação de bem-estar.

O jiu-jitsu é um exemplo perfeito do tipo de esporte revigorante que pode proporcionar esses efeitos positivos, os treinos fortalecem muito os laços afetivos. A preocupação com o desempenho e até com as lesões, aumenta o companheirismo em dividir as mesmas experiências e faz com que dialoguem mais, fortalecendo a autoconfiança do relacionamento por meio do convívio contínuo e respeitoso.

Isso é a excitação fisiológica, em vez da novidade ou desafio da atividade, que impulsiona a atração romântica, e fazem muitas vezes com que os treinos ultrapassem os limites do tatame. A admiração, o companheirismo, a sintonia e harmonia quanto a evolução em qualquer atividade física, não se dá somente quando estão em contato com a atividade, você percebe a real diferença quando o impulsionamento começa a ocorrer em todas as vertentes da relação.

Outro fato é, que para aumentar a vontade de praticar esportes, casais têm adaptado suas rotinas para se exercitarem juntos, uma maneira de passar mais tempo em contato, uma ótima opção de estímulo ao treinamento e, ao estabelecer metas, o casal têm todos os motivos para alcançá-las e comemorar juntos os resultados conquistados.

“Planos comuns jamais serão construídos de modo eficiente se tudo no relacionamento for dividido. Perde-se em eficiência, em organização e em resultados!” – Gustavo Cerbasi.

O foco desse texto não é somente para falar dos benefícios que o jiu-jitsu traz, mas trazer para você leitor, que casais inteligentes planejam juntos uma vida a dois saudável. Não importa se estão no começo de uma relação ou já há muito tempo juntos, é perfeitamente possível conciliar os objetivos e um planejamento de atividades esportivas mesmo que estejamos falando de pessoas completamente diferentes.

Parem de pensar e comecem a agir, iniciem procurando um esporte que seja de interesse de ambos, busquem a orientação de um profissional qualificado e definam um objetivo. Organizem-se para inserir a atividade na rotina do casal, reservando na agenda um horário para aquele momento, para que assim tratem a atividade física como uma prioridade na vida a dois.

No jiu-jitsu, durante um treino, você se encontra com diversas faces de si mesmo e do outro: limites, fraquezas, medos, egos e, é também nesse momento que se desenvolvem as qualidades em como aprender a lidar com todos esses sentimentos que nem sempre são bons ou “dignos”. Afinidade e parceria se intensificam por esse caminho do conhecimento mútuo, um através do outro.

O principal benefício da prática de jiu-jitsu ou de outra atividade esportiva juntos, é o desenvolvimento do “espírito de equipe”, criando um hábito de companheirismo. A prática do esporte traz inúmeros ganhos, tanto para o corpo como para mente, e isso já sabemos. Mas um casal que treina juntos, além de cuidar da saúde, cuida também do relacionamento.

Uma outra coisa que me chama muito a atenção é que quando estamos compartilhando um esporte em conjunto, ambos os parceiros se veem ‘despidos’ e ‘frágeis’, e é neste momento que eles têm a oportunidade de se tocarem e se conhecerem, sem máscara, com suas falhas, defeitos e qualidades, onde o medo e as dificuldades do parceiro, podem, na maioria das vezes, ser a mesma que as suas.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” – Carl Jung

É fundamental criar sonhos estimulantes para ambos, mas que não passem por cima dos sonhos individuais de cada um. Pois também é fundamental manter a individualidade de cada membro do casal, ao mesmo tempo em que é mantida a igualdade, desenvolvendo juntos as forças, superações e habilidades.

Qual sua reação

Curtir Curtir
5
Curtir
Amei Amei
8
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
2
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Casais inteligentes treinam e crescem juntos

log in

reset password

Voltar para
log in