Valores no tatame: respeito


thumbnail-caption

Mais do que um esporte, o jiu-jitsu é compreendido como um estilo de vida. E não é pra menos, existem diversos valores que podem ser agregados através da arte, sejam eles pessoais ou para com o próximo. O jiu-jitsu abrange uma filosofia de vida que deve ser agregada não apenas dentro, mas principalmente, fora do tatame. Os valores mais conhecidos de uma arte marcial referem-se especialmente à disciplina, autocontrole e autoconfiança. Mas de um ponto de vista pessoal, um dos maiores valores que o jiu-jitsu pode agregar a uma pessoa é o respeito.

Dentro da arte o que mais se ouve falar é sobre o respeito às hierarquias de faixa e principalmente ao tatame. Respeitar o tatame significa reverência, entender que ali é um espaço de aprendizagem e troca de conhecimentos. Nós não apenas cumprimentamos o tatame, como também devemos cumprimentar a todos nele presentes, respeitando a ordem de graduação de cada um, demonstrando respeito a todos e especialmente aos professores e instrutores. Além disso, o respeito dentro do tatame também se refere a estar totalmente atento ao treino, evitando brincadeiras e conversas paralelas que possam distrair da aula. Mas será que respeito no tatame refere-se somente a isso? Afinal, o que é respeito?

De acordo com o dicionário, respeito significa “Consideração; sentimento que leva alguém a tratar outra pessoa com grande atenção, profunda deferência, consideração ou reverência: respeito filial.”. Em sua origem (latim), a palavra respeito significa olhar outra vez. O respeito está totalmente ligado ao ato de submissão, ou seja, ter apreço pelo próximo. O respeito é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter, ele é a base para a boa convivência.

É a partir dele que aprendemos a ter alteridade, que é a qualidade de valorizar as diferenças do outro e se colocar no seu lugar. É quase inevitável se colocar no lugar do outro quando se tem respeito, pois o ato de respeitar sempre nos faz pensar em como o outro vai se sentir. Sempre há a preocupação em não fazer algo que o outro possa reprovar ou que o possa machucar.

Uma das frases mais conhecidas sobre o respeito é que para ser respeitado, é necessário primeiramente respeitar. Apesar de o respeito também estar particularmente ligado à obediência (respeitar as leis, por exemplo, significa cumpri-las e obedecê-las), respeitar alguém não significa estar sempre de acordo com o outro, mas significa não desbravar conflitos desnecessários simplesmente por discordar.

É verdade que a definição de respeito é totalmente diferente da definição de medo, pois o medo está inteiramente ligado aquilo que consideramos uma ameaça. Se você faz algo para alguém por medo do que essa pessoa possa te fazer, você não a respeita, você a teme. Isso significa que na primeira oportunidade você vai falar mal dela, terá dela péssimas referências e se rebelará assim que o medo for superado.

Mas o que tudo isso tem a ver com o jiu-jitsu?

Tudo! Pois dentro do tatame também devemos buscar ser uma pessoa respeitável e principalmente respeitar o próximo. O respeito dentro do tatame vai muito além da hierarquia, ele não atribui cor de faixa, idade, tempo de treino. O respeito dentro do tatame tem a ver com obediência, mas não nos permite ter medo, ele gera apreço e admiração e nos incentiva a ser alguém que busca ter atitudes aprováveis. Ele nos faz entender que as hierarquias no tatame não apontam maiores e menores, não tornam ninguém melhor ou pior, digno e indigno de admiração e empatia. Pois ali todos estão submissos uns aos outros e dentre todos não há ninguém que seja dominante, uma vez que um precisa do outro, pois ninguém evolui sozinho.

Por isso, obter respeito dentro do tatame é ser humilde, significa ter alteridade, ter apreço e consideração pelos seus iguais de graduação. E não apenas pelos mais graduados, significa ter um segundo olhar para com nossos parceiros de treino e entender que cada um tem suas próprias dificuldades e que elas podem ser superadas e ao invés de desmerecer o outro.

Podemos apoiar e ajudar nas superações, tratando com grande atenção e contribuindo para a sua evolução, nos furtando de todo ego que nos faz preocupar apenas com nossa própria evolução. Ter respeito dentro do tatame significa ter cuidado com nossa postura, com o que falamos, não ser rude e não proferir piadas de mal gosto que possam desmerecer ou ofender alguém. Ter respeito no tatame significa valorizar as diferenças do outro e entender que ele ou ela é igual a você, que também erra e acerta e saber que ali não há ninguém melhor e nem pior. E principalmente, ter reverência do menor para o maior e tratar todos com o mesmo respeito, pois é exatamente isso que vai garantir que sejamos igualmente respeitados.

Qual sua reação

Curtir Curtir
1
Curtir
Amei Amei
3
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Valores no tatame: respeito

log in

reset password

Voltar para
log in