Você se inscreve logo nas competições ou espera a chave estar cheia para decidir se entra ou não?


Foto: IBJJF/CBJJ

O jiu-jitsu é um esporte que agrega muitos tipos de competidores! Atletas profissionais, de alto rendimento e amadores se encontram nas mesmas competições. Além do campeonato mundial para faixas pretas da IBJJF, não me recordo de outro que exija algum critério, além da graduação e atestado médico, para se inscrever. 

Participo de competições desde a faixa branca e hoje, estando na marrom, percebo que a cada graduação diminui a quantidade de meninas nas competições. As categorias masculinas estão sempre cheias, inclusive no master, e as femininas não. Mas qual o motivo dessa diferença nos números?

As causas podem ser inúmeras, mas eu percebo uma característica feminina que deve colaborar bastante para esta falta de adesão às competições. Muitas ficam aguardando que outras se inscrevam, para aí então fazerem sua própria inscrição. Ninguém toma iniciativa, e isso contribui muito para resultar em categorias vazias. Principalmente a partir da faixa roxa, mais ainda nas faixas marrom e preta, dependendo do campeonato.

Nós brigamos por respeito e igualdade, e essa luta é legítima! Mas temos que marcar uma presença cada vez maior nas competições. Claro que não é fácil competir e existem diversos obstáculos ou motivos, como já foi abordado antes por aqui. Mas outras mulheres não vão se encorajar a competir se nós, hoje, não fizermos o nosso papel.

Temos que mudar essa linha de pensamento. Tome as rédeas da sua vida em todos os sentidos. Se você quer lutar, por que não dar o primeiro passo? Inscreva-se! Seja você a motivação de outra pessoa.

Qual sua reação

Curtir Curtir
4
Curtir
Amei Amei
2
Amei
Haha Haha
1
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você se inscreve logo nas competições ou espera a chave estar cheia para decidir se entra ou não?

log in

reset password

Voltar para
log in