Multicampeã Mackenzie Dern denuncia caso de racismo


Um dos maiores nomes da história do Jiu-jitsu feminino mundial e também do MMA foi as redes sociais denunciar um caso de racismo envolvendo sua família. Mackenzie Dern gravou um vídeo em seu Instagram para expor um horrível relato de racismo ocorrido na praia de Huntington Beach, no condado de Orange, Califórnia.

No vídeo, ela e seu companheiro, o também atleta Wesley Santos, contam que estavam passeando pela praia e que sua filha, Moa, começou a chorar. O casal contou que uma mulher começou a fazer perguntas ao Wesley, e que desconfiando se a filha era realmente dele, por ele ser um rapaz negro, ligou para a polícia.

Diversos comentários de apoio foram enviados à família, reforçando a necessidade de se denunciar e de se expor casos como estes. Entretanto, algumas pessoas tentam justificar o ocorrido, buscando banalizar, de forma simbólica, mais um caso de racismo.

É mais um caso de racismo e intolerância. Em 2018, nos EUA, os crimes de racismo aumentaram cerca de 18%, de acordo com estatísticas do FBI. Foram 7.175 casos de denúncia de ataques por razões de etnia, origem, religião, sexualidade, gênero ou necessidades especiais. No Brasil, o disque Direitos Humanos recebeu 615 denúncias no ano passado. Já tivemos 14 denúncias no futebol Brasileiro só este ano e um aumento de 30% de denúncias de discriminação racial no trabalho. Números que nos mostram que este problema estrutural ainda precisa ser enfrentado e cada vez mais discutido, exposto e punido.

Wesley alerta no vídeo que o fato é um absurdo “Eu não posso mais andar com minha filha só porque eu sou negro e ela é branca? Eu acho que as pessoas devem mudar o modo de pensar. Tem muitas pessoas no mundo que passam pela mesma coisa que eu passei.” Diz o atleta.

Este é um problema que deve ser superado em todas as esferas da nossa sociedade. O desemprego afeta jovens mulheres negras, a violência afeta jovens negros. Devemos repudiar e manifestar a todo momento que estes casos não podem mais ser aceitos e banalizados. É de total relevância a denúncia.

Nossa solidariedade e apoio à família. Parabéns pela coragem de enfrentar o problema com a força da união e o total afeto.

Qual sua reação

Curtir Curtir
7
Curtir
Amei Amei
1
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
6
Triste
Grr Grr
1
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Multicampeã Mackenzie Dern denuncia caso de racismo

log in

reset password

Voltar para
log in