O jiu-jitsu feminino nos campeonatos

O jiu jitsu é uma arte marcial que se expandiu muito nos últimos anos e junto com isso um crescente números de competidores, inclusive mulheres. Mesmo que ainda com um número bem inferior aos homens, as mulheres têm se animado a encarar os múltiplos desafios que surgem antes, durante e depois dos campeonatos.

Sim, porque quem compete sabe que a maior adversária de uma competidora não é a outra lutadora, mas a nossa mente, o nosso diálogo interno. Quando a pessoa se dedica, treina com disciplina, sabe o que quer, entra no tatame focada no objetivo e com a mente limpa, a chance da vitória vir é bem maior.

Porém, como o número de praticantes femininas ainda é inferior ao dos homens, o que muitas vezes acontece é que as mulheres treinam a maior parte do tempo com homens e chega na hora do campeonato e se surpreendem porque o jogo dos homens acaba sendo diferente do das mulheres. Por isso é tão importante pra nós mulheres que existam treinos femininos, pois é rolando com uma mulher que realmente se sabe como está a nossa evolução.

É importante que haja um movimento maior da nossa parte, pra que juntas nós consigamos evoluir. Seja para estimular as colegas a treinarem mais, seja para marcar treinos em horários alternativos pra que mais mulheres possam treinar juntas, seja para ir apoiar a colega que for competir, ou até mesmo para apoiar as próprias adversárias. Sim, apoiar as adversárias porque sem elas não há luta!

É notável o respeito que existe entre as competidoras nos campeonatos. Antes das lutas claro que tem aquela adrenalina, o momento da concentração, de se focar no objetivo. Mas assim que acabam as lutas sempre tem aquele momento mais descontraído, uma conversa rápida que torna tudo mais leve e gratificante.

É de uma grandeza e de uma sabedoria da parte das mulheres de saber que a rivalidade só existe dentro do tatame e quando a luta termina o que fica é o aprendizado e às vezes até amizades.

O jiu-jitsu esportivo feminino vem evoluindo bastante, cada vez mais as atletas estão se dedicando com mais seriedade, indo atrás de apoios e patrocínios e alcançando bons resultados em campeonatos. Que junto com esse movimento os patrocinadores e apoiadores enxerguem que pode ser muito válido apoiar atletas femininas, competidoras que trazem resultados bons e não apenas apoiar atletas pela sua beleza.

Que cada vez mais as mulheres acreditem na sua capacidade, participem de competições, vivenciem essa experiência que não é nem um bicho de sete cabeças e que acaba sendo de tanta importância pra evolução do jiu-jitsu de cada uma e também do jiu-jitsu de uma forma geral.

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,