Quando você decide praticar jiu-jitsu


Parabéns! Você decidiu praticar jiu-jitsu. Agora basta pegar seu kimono, a faixa preta e sair lutando. Não, vamos com calma! Como um bebê que ainda precisa de mãos que o conduza nos primeiros momentos em pé, você vai precisar de uma série de cuidados.

Sua primeira escolha será a academia. Não escolha a primeira que encontrar logo de cara! Busque referências, indicações de amigos, analise opções.

É uma escolha muito particular, então você deve se sentir bem no ambiente. Tenha em mente seu objetivo com esta atividade. Quer se tornar atleta profissional? Perder peso? Defesa pessoal? Há pessoas ali com o mesmo objetivo? Com biotipo semelhante ao seu?

Há outras mulheres na turma? Não que o fato de haver ou não seja impedimento, mas pode ser que você prefira treinar onde houver mais mulheres também. Compare o perfil da academia com o seu.

Antes de participar da primeira aula, uma boa dica é assistir a uma para analisar a interação das pessoas. Procure saber quem é o professor responsável e possíveis instrutores e auxiliares, se são registrados, filiados aos órgãos oficiais.

Tente saber também quem ele/ela é fora da academia. Faça perguntas. Não adianta ter aulas com um multicampeão, que fora dali é um ser humano inescrupuloso.

Também não adianta estar numa academia de primeiro mundo se a escola não for boa. De nada vale o professor ser ótimo e não ter a didática ideal para transmitir seu conhecimento aos alunos.

Primeiro dia

Bem, primeiro você precisa agendar sua aula na academia e chegar lá preparada(o), então anote essas dicas:

– Tire todos os acessórios que está portando: anéis, aliança, brincos, colares, pulseiras, piercings;

– Corte as unhas dos pés e das mãos. Você pode machucar alguém ou quebrar suas unhas.

– Maquiagem também não é ideal, pois você irá transpirar.

Por falar em suor, a perda de água é muito grande. É preciso repor e a maneira mais adequada é a reidratação. Leve uma garrafa d’água.

Agora que você já cuidou de aspectos complementares, vamos tratar de preparar a mente. Ela funciona e deve funcionar junto com o corpo.

Entenda que esse é seu primeiro contato com o jiu-jitsu. Apesar da sua simpatia por esta arte e de todas as lutas que assistiu até hoje ou de saber todos os nomes dos atletas do UFC, isso não faz de você um deles, então vamos devagar!

Não se sinta ansiosa(o) ou intimidada(o). Confie nas pessoas a sua volta, pois elas darão o melhor de si para lhe ensinar os primeiros passos. Você não precisa estar no nível máximo do seu condicionamento físico. Precisa manter a mente aberta e ser paciente com você mesmo, pois a caminhada é longa e infinita.

Durante a aula

Deixe sua ansiedade e todos os problemas fora do tatame. Principalmente seu ego e competitividade. Confie no professor, mantenha seu olhar atento e não tenha medo de perguntar, obviamente respeitando sua vez de falar.

Os objetivos em aprender jiu-jitsu podem ser muitos, mas certamente não são atacar alguém ou usar da violência. É perfeitamente aceitável que você faça toda a força do mundo no início. Para você tudo é uma questão de sobrevivência ainda. Não se desespere!

Na maioria das academias, as aulas são divididas em três partes: aquecimento, técnica e lutas. Para os iniciantes, pode parecer muito, mas se você passar bem pelo aquecimento, respeitando seus limites e conseguir absorver os conceitos iniciais já temos um saldo bastante positivo.

Seu corpo e sua mente em breve estarão preparados para a hora da primeira luta no treino, mas deixe que ocorra de forma natural e quando estiver confortável para isso. Siga, nesse intervalo, executando as técnicas básicas que aprende durante o treino. Converse sempre com o professor, dê sua opinião e trabalhe em conjunto com ele para aprimorar suas habilidades.

Depois da aula

Tente se alongar, hidrate-se o quanto puder. Entenda a importância do descanso e de saber os limites do seu corpo, principalmente nesse início.

Não deixe de conversar com o professor após a aula. Mesmo que sinta que não houve tanto progresso, não tenha medo de dize-lo nem de dar sua opinião.

Cada um progride no seu próprio ritmo. Seu professor(a) irá te guia com prazer nessa jornada tão maravilhosa! Bons treinos! OSS.

___

Clube de Vantagens BGM

Vinicius Martins Osteopatia

Pra galera do Rio de Janeiro: o Vinicius é osteopata e trata de atletas de ponta como Claudia do Val, Michele Oliveira, entre outros. Nossa parceria com ele concede 20% de desconto em qualquer atendimento. Corre lá pra marcar uma avaliação! >> @osteopatia_viniciusmartins

Qual sua reação

Curtir Curtir
11
Curtir
Amei Amei
17
Amei
Haha Haha
1
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quando você decide praticar jiu-jitsu

log in

reset password

Voltar para
log in