Medo, ansiedade e estresse em competições de jiu-jitsu

Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo.

Mark Twain

Sentir medo é natural! Mas o que é o medo? Podemos ver que alguns estudiosos definem o medo como “o sentimento de ser intimidado ou levado a sentir-se inseguro a respeito de uma situação, emoção ou um objeto.” O medo, por ser despertado por nossos instintos naturais de sobrevivência tem, naturalmente, um papel fundamental no desenvolvimento humano. E o grau de medo que já sentimos ou iremos sentir depende de uma infinidade de fatores. Sentir medo não é, de forma alguma, ruim ou deve ser motivo de inferioridade para qualquer pessoa. Afinal, quem nunca sentiu medo em sua vida?

Quem compete faz uma ligação muito natural entre o medo, a ansiedade e o estresse. Competições de jiu-jitsu, como sabemos, demandam uma carga física, emocional e psicológica bastante elevadas. Não existem escalas de medida absolutas para se dizer o quanto uma pessoa tem medo, o quanto está ansiosa ou o seu nível de estresse. Sabemos, contudo, que cada estado emocional que vivemos nos leva a diferentes valores de indicadores bioquímicos, os quais variam bastante entre as pessoas. Em outras palavras, todos estes sentimentos que se misturam, resultam em diversas reações e formas de se lidar com o problema psicológico. E isso muda de indivíduo pra indivíduo.

estudos específicos relacionando competidores de jiu-jitsu esportivo e seus graus de experiência em competições com a chamada ansiedade competitiva. De certa forma os resultados das pesquisas mostram que a experiência pode ser um fator positivo no controle do medo, da ansiedade e do estresse. Muitos fatores influenciam e são difíceis de serem medidos. Por exemplos, a necessidade de vencer, a frustração de um resultado negativo em uma competição anterior e o grau de autoconfiança em que a pessoa se encontra. Entretanto, sempre defendemos que as pessoas devem tentar se superar em vários aspectos. Muito da filosofia de nossa arte marcial se baseia nisto.

O grau de estresse nas competições de jiu-jitsu esportivo pode ser até motivo de complicações psicológicas. Por estas razões, alguns estudos que avaliavam respostas bioquímicas, hormonais e hematológicas realizados com competidores da arte suave, sugerem que atletas que competem simulem situações de estresses psicológicos de competições para adaptação do corpo. Dentre as sugestões lemos: “que durante os treinos os atletas sejam expostos a situações que aumentem o estresse psicológico, como embates contra atletas de outras equipes, eventos de menor nível competitivo e treinos nos quais apenas dois atletas lutam enquanto os companheiros assistem ao combate e os estimulem.

Por último devemos entender dois tipos de fontes geradoras do estresse competitivo, ou seja, fatores individuais e fatores situacionais, conforme explicado em um outro estudo técnico sobre estresse competitivo. Entre os fatores individuais, temos capacidade física, habilidade técnica, lesões, medo de decepcionar pessoas e falta de repouso apropriado. Entre os fatores institucionais temos aspectos específicos da competição, arbitragem (sem comentários), organização (que costuma deixar a desejar e muito), companheiros de equipe ajudando no suporte dos competidores e treinamento inadequado quando quem nos prepara não é de fato também preparado.

Desta forma percebemos que muitas questões estão envolvidas no físico, fisiológico e psicológico de atletas competidores de jiu-jitsu. Não é simples a superação do medo, da ansiedade e do estresse. Como competidor experiente que hoje sou, eu compreendo bem pelo que muitas pessoas passam para chegar em cima de um tatame de competição. E, por esta razão, sempre digo que quem está lá em cima do tatame já é uma pessoa campeã, independente de lugar no pódio. Ganhar e perder acontece com quem compete. Quem não compete por medo, ansiedade ou estresse pode repensar a decisão e focar nos benefícios, em especial psicológicos, que este enfrentamento traria.

Bons treinos! Oss!

__

Clube de Vantagens BGM

Brutal Massa

Buscando suplementos e produtos para complementar e ajudar no seu treino? A Brutal Massa tem o que você precisa. Ganhe 10% de desconto em todo o site com o cupom BJJGIRLSMAG. Acesse e confira.

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através