Ajudem umas às outras no jiu-jitsu

 

Oi, gente. Hoje quero falar sobre um assunto que vira e mexe rodeia os grupos de whatsapp e as academias de jiu-jitsu. Eu já falei sobre isso aqui, mas acho que é sempre bom relembrar, porque vejo muita gente (principalmente mulheres) comentando e condenando meninas novas de treino.

Primeiro ponto: o que você, menina faixa azul, roxa ou mais graduada sabia sobre as “regras” do jiu-jitsu quando você entrou? Nada, não é mesmo? Então começa por aí. Eu tenho mais ou menos uns 5 anos de jiu-jitsu, e, pra alguns pode parecer pouco, mas já vi muita coisa dentro do tatame. Tem muita menina nova que chega no treino de top, daqueles de musculação bem cavados e não tem problema nenhum nisso. Porém, como é um esporte de muita movimentação, pode ser que os seios da menina “pulem” pra fora na hora do treino, o que deixa quem está ao redor ou treinando com a menina um tanto constrangido, afinal, na posição de 100kg normalmente a pessoa apoia a cabeça no nosso peito, o que é normal, porém pode ser bem constrangedor para ambos quando os seios da menina estão aparecendo em meio ao rola.

A dica que eu dou pra quem treina só de top: Quer treinar de top? Tudo bem, (juro, eu, Samanta, não me importo. se a menina quiser treinar até de sutiã por mim ela pode, porém não estamos treinando só entre meninas e o nosso ambiente é super machista e quadrado quanto a isso) só tente evitar esses tops muito largos ou muito decotados, por que sim, seus seios vão ficar bem à mostra durante o rola.

Pense numa situação onde o adversário fecha a guarda em você, por exemplo e ele está tentando abrir com os cotovelos. Nessa situação, ele estará totalmente de frente pra você. Seus seios ficarão mais expostos e se até eu, que sou menina acabo olhando porque chama a atenção, imagine os meninos. 🙁 . Caso esteja muito calor, use um cropped, que protege bem os seios, e deixa a barriga de fora (vide imagem abaixo) ou até mesmo uma rashguard de manga curta. Sabemos que está calor, que é ruim treinar com rashguard porque muitas vezes é um material mais grosso, MAS eu faço isso pra evitar comentários e sobretudo uma situação constrangedora onde meus peitos pulem pra fora e eu fique ROXA de vergonha.

 

A sugestão que eu dou pra quem treina com meninas que aparecem com tops nos treinos:
AJUDE. Se você é um homem e não tem intimidade com a menina pra falar isso (e a gente entende, tudo bem), converse com alguém que possa. Sempre tem pelo menos UMA menina que está a mais tempo e pode bater um papo com ela sobre isso. Não saia comentando com seus amiguinhos de treino que viu os seios da menina nova, como costuma sempre acontecer. Isso é feio demais, porque além de NÃO AJUDAR, você estará contribuindo para que ela saia do treino e procure outra academia. Ou para que ela desista e nunca mais volte a treinar. 

E se você for menina, acolha essa menina nova, converse, ajude, oriente. Você como mais graduada tem o dever de ajudar as meninas menos graduadas, porque, como falei, estamos num ambiente machista, e dificilmente seu professor se sentirá à vontade para falar: “olha, você podia parar de treinar de top, para evitar situações X, Y, Z…”, apesar de ser função dele esse tipo de coisa.  Mas, como não sou ninguém pra falar o que um professor deve fazer, tô dando essa dica básica pra você, menina graduada.

Eu sempre faço o meu melhor pra deixar as meninas iniciantes o mais à vontade possível comigo e com as outras meninas, afinal já somos em tão poucas, se não tivermos umas às outras para treinar, o que nos resta, fazer força o tempo todo com os meninos? EDIT: gente, eu gosto de treinar com os meninos, acho um treino bom e importante, porém, se tiver meninas para treinar, pra mim, vai ser um treino muito melhor, onde sei que a outra parte não estará aliviando em nada pra mim. 

E se a menina mesmo com todos os toques não quiser colocar rashguard, deixe, continue tratando-a bem, continue treinando com ela, ela tem o direito de treinar como quiser, a menos que o professor não deixe que ela treine assim. Uma hora, cedo ou tarde ela vai sofrer as consequências disso e vai aprender. Cada um tem seu tempo para entender as coisas, não é forçando a barra que vamos promover mudanças.

No mais, é isso, galera, paciência. Porque hoje ela pode estar assim, mas se você contribuir, amanhã pode ser uma graduada que poderá dar exemplo e ensinar as mais novas, como fizeram com ela.

Bons treinos a todos.

 

Oss!

 

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através