Estratégia e o papel do coach


Participo de competições há anos e invariavelmente se pode ouvir e assistir à torcida e professores ali no corner gritando, cantando e incentivando os atletas das suas academias, cada um de um jeito especial.

E é muito interessante observar todas as reações. O atleta, por vezes, olha para seu professor, olha para o placar para conferir o tempo restante de luta, já vi até atleta fazendo sinal com a mão para o professor desesperado ali fora esperar!

Engraçadas as reações. Alguns não conseguem escutar, outros não olham, mas seguem detalhadamente o que seu corner diz. Claro que cada um treinou, se preparou física e tecnicamente e ali, dentro da área de luta só ele(a) sabe o quanto está confortável executando aquela posição e até mesmo do seu estado psicológico.

Normalmente, ficamos repetindo uma sequência de movimentos nos treinos, segundo a estratégia do nosso coach para utilizá-la na competição. Na hora da luta, não inventamos finalizações ou posições acrobáticas não treinadas. Tentamos (ou pelo menos deveríamos tentar) executar o que foi exaustivamente repetido na academia para dar certo ali e, mesmo assim, às vezes não dá.

Embora seja você ali dando a cara a tapa, ter um coach do lado de fora indicando detalhadamente um ajuste de pegada, aquele posicionamento da perna, dentre outros detalhes, faz total diferença.

O preparo dos coaches

Sabemos que quanto mais nos preparamos, maiores as chances de sair vitoriosos. E para os professores não é diferente e fica o questionamento: você tem aquele velho hábito de gritar: – RASPA! PESA! PASSA! Ou consegue auxiliar seu atleta no caminho da vitória com riqueza de detalhes porque o acompanha de perto e conhece suas particularidades?

Estamos na era da informação. Proporcionar meios para melhoria das habilidades do atleta cabe ao professor. Tanto tecnicamente, quanto providenciando meios para aumentar sua autoconfiança, superar seus medos e aumentar sua concentração.

Cada atleta tem um aspecto diferente a ser trabalhado. Quanto mais preparado o coach, melhores serão os resultados de todos!

LEIA TAMBÉM:

A nossa raiz: gratidão aos professores



Assessoria de Atletas

Um dos nossos serviços aqui no BGM é a assessoria de atletas. Está precisando dar um up nas suas redes sociais, ajuda para buscar patrocínios e melhorar sua imagem como atleta? Venha fazer parte desse time de atletas assessorados. Mande uma mensagem para saber mais!

Qual sua reação

Curtir Curtir
5
Curtir
Amei Amei
14
Amei
Haha Haha
1
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 4

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo plenamente com uma orientação rica de detalhes no momento da luta. Cantar a luta passo a passo e antecipar as reações do oponente fará uma diferença enorme no resultado. Osss ????????‍♂️

    1. Faz toda a diferença, mestre! Vc é um coach incrível! ❤

  2. Texto incrível, uma verdadeira aula para aqueles que pensam que basta amarrar um faixa na cintura e falar o óbvio. Parabéns pelo texto

Estratégia e o papel do coach

log in

reset password

Voltar para
log in