Voar é a expressão que se usa para as pessoas que estão se deslocando velozmente e a expressão se mantém no jiu-jitsu para o aluno que está aprendendo rapidamente os movimentos ou  finalizações rápidas, ou tendo um desempenho acima da média.

Quem não queria ser um pássaro e ter assas para se locomover com mais velocidade? Mas no jiu-jitsu não voamos apenas nos movimentos, a mente é o nosso guia. As mentes que estão dentro do tatame, que mudam histórias.

Entrar em um campeonato, sempre com o intuito de vencer, mas antes de poder derrotar o adversário, é preciso derrotar os próprios pensamentos, muitas vezes negativos. São eles que manipulam os campeões. Dentro de cada cabeça se escolhe entre ouvir a voz do ego ou a voz do mestre.

Se olhar o seu adversário e achar que ele é apto a te derrotar, você não esta confiando no sensei, e a sua mente está sabotando os ensinamentos em que ele confiou a você.

Confie em seu mestre, se ele te confiou a graduação e ao campeonato, ele sabe que você é capaz. Não deixe o pensamento tirar a sua confiança, lute firme no tatame e na vida.

Ganhar é o que muitas pessoas procuram quando começam a praticar algum esporte, pode ser a balança, o adversário ou a si mesmo. Mas a graduação não é a verdadeira evolução dentro do tatame, a evolução pessoal é o que transforma o aluno em um ser humano melhor. Para isso, se aprende o respeito pela equipe, tatame e principalmente ao próximo.

Treinar, se provar, competir e muitas vezes ganhar. É difícil descrever a sensação ser campeão. Mas vencer campeonatos seria a verdadeira vitória que o jiu-jitsu trás?

Não é somente de medalhas de ouro que se faz uma equipe de jiu-jitsu. Muitas vezes, o campeão das competições não aprendeu qual é o verdadeiro significado da arte marcial. A arte marcial é muito mais do que a faixa ou a medalha, ela é transformadora. Transformando caráter e princípios, podendo modificar o caminho de quem está praticando.

É nesse momento que o campeão percebe que a medalha não vale nada, e o verdadeiro valor está dentro do princípio e caráter. É nesse momento que se torna “faixa preta” na vida.

“Se um homem não demonstra seu valor no Tatami, ninguém é capaz de percebê-la no campo de batalha.” Yamamoto Tsunetomo, Hagakure.

Deixe a sua mente sempre voar além das técnicas, finalizações e de campeonatos vencidos. A mente deve transformar os seus pensamentos no momento em que se está dentro do dojô e continuar com a evolução fora dele.

Não seja apenas um cliente da academia, ficando mais preocupado com o exame de graduação do que os valores de cada faixa. Usufrua dos ensinamentos do seu sensei, fazendo ele ser mais do que o seu professor, mas seu amigo. Tire a sorte de poder aprender com cada palavra e cada sermão.

Leve com você a honra de segurar a sua faixa e aprender em cada degrau os valores e significado das cores. Não voe para a graduação rápida, voe com a mente, aprendendo o valor da vida e o peso da faixa.

Seja uma águia que observa e estuda antes de agir e depois usa as assas para vencer com velocidade, eleve seu pensamento para ser o seu guia e as assas para finalizar com rapidez.



Clube de Vantagens BGM

Agata Almeida

Ser lutadora de jiu-jitsu não é fácil, né! Por isso, temos que ter muito cuidado com a pele, principalmente do rosto. Pensando nisso, fechamos uma parceria linda de morrer com a Agata Almeida – estamos dando 20% de desconto em qualquer procedimento com ela! >> @agataalmeidaesteticaa

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através