Fisioterapia para atletas

O tratamento eficaz, seguro, sem remédio ou cirurgia deveria ser o maior investimento do atleta.

Como campeões no ranking das lesões no jiu-jitsu encontramos o joelho com maior índice de ocorrência, seguido pelos ombros, região lombar, cotovelo e região cervical.  No nosso caso, se faz importante pensar na mobilidade articular de membros inferiores e proteção do sensório motor (força e propriocepção) para o joelho, além de pedir para soltar o golpe na hora certa antes de lesionar. Muitas vezes, alunos iniciantes acabam lesionando os colegas de treino pelo uso excessivo da força em momentos inoportunos até por falta de orientação.

Percebemos em eventos de jiu-jitsu e MMA muitos atletas se lesionando e nenhum recurso eficiente para que eles possam ter um atendimento voltado para reabilitação, o que diminuiria dores e evitaria o agravamento de lesões. O atleta luta, se lesiona, e sai com um saco de gelo na mão, não sendo avaliado, nem realizando nenhum tratamento imediato em reabilitação. Até mesmo para orientá-lo no que diz respeito a sua lesão.

Com tantas ocorrências, a Fisioterapia Desportiva atuaria imediatamente para que o atleta pudesse voltar aos treinos sem dores e limitações físicas.

O atleta também precisa ter conhecimento de que que a Fisioterapia Preventiva é uma das prioridades em sua carreira e no rendimento das lutas, pois evita o surgimento de lesões. Atletas de jiu-jitsu e jogadores de futebol, por exemplo, têm uma grande diferença entre eles. O jogador vai para o departamento médico e para o banco de reservas, porém, continua recebendo seu salário mensal. Já o atleta de jiu-jitsu precisa parar os treinos e realizar seu tratamento, o que pode tirá-lo do planejamento de competições.

Prevenção é a chave! Você sabia que fortalecendo a musculatura dos glúteos, por exemplo, pode prevenir problemas nos membros inferiores? Os músculos dos glúteos são a chave para um melhor alinhamento dos membros inferiores, podendo prevenir problemas do quadril, joelho, tornozelo e pés. Muitas vezes pensamos que basta fortalecer a coxa antes de praticar esportes como a corrida e o futebol, porém, os principais músculos a serem fortalecidos são o glúteo médio e o glúteo máximo. Esses grupos musculares reduzem a sobrecarga nos membros inferiores que podem causar as dores e lesões.

Uma preparação ideal com fisioterapia torna a postura do atleta menos cansada, mais alinhada e esteticamente perfeita. A melhora da funcionalidade dos músculos e articulações possibilita melhor performance e rendimento nas competições.

Temos 206 ossos, 650 músculos e mais de 50 bilhões de células em nosso corpo! Só de levantar tudo isso da cama de uma só vez já é complicado, imagine com lesões. Fisioterapeuta não é massagista. É o profissional da área de saúde, a quem compete executar métodos e técnicas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do seu paciente. Existem diversas clínicas especializadas em reabilitação. Peça indicação de um amigo, professor ou médico e invista na sua saúde!


Leia também:

A importância da osteopatia para atletas de jiu-jitsu

Como prevenir e tratar pequenas lesões no jiu-jitsu



Clube de Vantagens BGM

Açaí Club

Bateu aquela fome depois do treino? Se você é de São Paulo, não pode deixar de conhecer o Açaí Club Aclimação. Lá você pode desfrutar de uma alimentação nutritiva com ingredientes de qualidade e preço justo. O Açaí Club Aclimação é bem democrático: lá você encontra pratos fits, veganos e, também alguns mais calóricos. E falando que segue o Bjj girls Mag, você tem acesso a 10% de desconto em qualquer pedido. Não é demais?

Posts relacionados