Mitos sobre a feminilidade de mulheres que lutam

Quase sempre quando eu falo a alguém que eu treino jiu-jitsu ouço: “nossa mas tão delicada” ou então “nossa mas você tão bonita e arrumada, nem parece”. E não é assim só comigo, é assim com muitas meninas que praticam artes marciais.

Existe um mito de que toda mulher que luta é “masculina” em sua forma física e nem tão vaidosa, inclusive por isso muitas não iniciam a prática do jiu-jitsu. Por medo de mudarem muito, mas isso nem sempre acontece, a não ser que você queira. Não é porque você treina jiu-jitsu que vai ficar muito forte, toda musculosa.

E se ficar, se for isso que a pessoa busca, não quer dizer que está “igual homem”, ou que deixou de ser mulher. Existem mulheres musculosas, mulheres mais magras e pequenas, mulheres definidas. Cada uma do seu jeito.

A verdade é que, a vaidade é algo pessoal de cada uma. Existem meninas que nem lutam e são menos vaidosas que muitas lutadoras que conheço. O que é preciso entenderem é que tem a ver com gosto pessoal de cada uma, com quanto você gosta de investir nisso em tempo e financeiramente, do que se encaixa no seu jeito de ser.

Óbvio que quando você treina, o cabelo rebenta mais, a unha dura menos, às vezes temos algumas marcas do combate. Mas nós amamos estar ali e isso já faz parte de nós e da nossa beleza, nos aceitamos e aceitamos que cada uma é linda do seu jeito.

O seu corpo vai ser mais forte, às vezes mais definido dependendo muito da sua alimentação, mas nada surreal, o que não impede também que você queira buscar mais, suplementar, ter musculatura maior ou subir de categoria. Se você gostar dos resultados, é o que realmente importa, você estar bem com você mesma.

Resumindo o que descrevi nesse tema, é que a jiujiteira ou lutadora de hoje em dia não pode mais ser estereotipada, por que são de todos os jeitos e estilos. E se você ainda não pratica jiu-jitsu ou então começou agora, vai continuar sendo você, não irão ter mudanças radicais na sua forma física a não ser que você queira e busque isso. Todas as adversidades do cotidiano você vai aprender a lidar, e vai ver que isso te torna ainda mais incrível.



Clube de Vantagens BGM

Agata Almeida

Ser lutadora de jiu-jitsu não é fácil, né! Por isso, temos que ter muito cuidado com a pele, principalmente do rosto. Pensando nisso, fechamos uma parceria linda de morrer com a Agata Almeida – estamos dando 20% de desconto em qualquer procedimento com ela! >> @agataalmeidaesteticaa

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através