O desafio de lutar campeonatos maiores

O início de carreira de muitas lutadoras geralmente é em campeonatos menores, bem como regionais, municipais ou até mesmo um internos, da própria academia.

Nessa mesma fase, algumas atletas acabam decidindo focar em algo mais alto e se aventuram em campeonatos cada vez maiores e mais concorridos. Enquanto outras, por mais que tenham total competência para ir também para os mesmos lugares, por receio de diversas circunstâncias (dinheiro, tempo, preparação e outros), preferem não ultrapassar a barreira de um campeonato maior, achando que pode não valer a pena. Mas será que não vale mesmo?

Se colocarmos em uma balança, o principal lado negativo que encontramos quando decidimos lutar são sempre os mesmos. Questão financeira, falta de tempo, se dispor em finais de semana nos campeonatos, dedicação diária para os treinos, preparação física, alimentação, dentre outros.

Entretanto, esse é o tipo de problema todos passam, desde profissionais até o amador que inicia hoje os seus treinos de artes marciais. Essas dificuldades são comuns, porque são fases que fazem parte da vida de todas as pessoas que decidem se dedicar a algo especial. Claro que, no caso de atletas profissionais, alguns contam com patrocínios, mas eles terão outros tipos de dificuldades que os amadores não passam, por exemplo.

No entanto, o lado positivo tem diversas proporções diferentes, que são influenciadas pela particularidade de cada atleta, de cada sonho, cada dedicação que se deposita no que está fazendo, tornando mais especial e importante para você. Faz valer o seu aprendizado, amadurecimento e conquistas em cada degrau galgado, seja ele um campeonato regional ou um mundial em outro país do outro lado mundo.

Todo sacrifício tem suas recompensas. Se você souber se organizar, se preparar e focar, não há ninguém que te segure, independente do tamanho do desafio que venha a se aventurar. E se não der certo, tem algo que se chama maturidade que é uma das melhores coisas que a vida te proporciona.

A diferença de campeonatos maiores para os menores

O que você vai encontrar de diferente de um campeonato menor para o maior, dependendo da federação, é a obrigatoriedade da filiação. Alguns possuem seletiva, tem mais mulheres graduadas, premiações melhores e alguns casos mais organizados.

Eu já lutei o brasileiro da CBJJE e não exigia seletiva, só a federação. Entretanto, quem se classificasse (pegasse pódio), já era pré selecionado para o mundial da mesma federação alguns meses depois.

A viagem foi de carro de São Paulo para Minas Gerais, os custos foram todos divididos com colegas de treinos que iriam lutar também. Mas todos gastos que tive não chegaram nem perto de toda satisfação pessoal que tive só do fato de estar lá fazendo algo que gosto tanto.

Fora as novas amizades que fizemos, os lugares incríveis que visitamos, a comida boa que experimentamos (comida mineira é fora do sério, rs..), os momentos bons que passamos com os nossos amigos, a diversão, a experiência, tudo fez valer a pena.

Eu fui campeã da categoria, fui classificada para o mundial, e lá fui bronze. Meu dia a dia não era fácil para treinar, fazia estágio, faculdade e tinha que sair mais cedo dos treinos para chegar no trabalho no horário, mas tudo isso só fez eu valorizar mais a minha superação.

Fiquei com receio de ir sim, pensei milhões de vezes antes de decidir, mas depois vi que campeonatos maiores não são um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, são trampolins maiores para irmos mais alto. Nunca mais me deixei limitar por tamanho do desafio, e sim aproveitei a intensidade que cada jornada me proporcionaria para me tornar uma pessoa melhor e mais madura.

Não que você já não seja uma pessoa madura, mas existem diversos tipos de maturidade e desafiar-se é um dos melhores. O que acha de dar passos maiores agora? Eu tenho certeza que você vai se surpreender. Acredite no seu potencial!



Clube de Vantagens BGM

Augusto Haine

Todo lutador de jiu-jitsu precisa preparar o corpo e prevenir lesões com a prática de musculação. Por isso, temos uma parceria irada com a Augusto Haine e você também ganha: 20% de desconto em QUALQUER produto no site. Basta digitar BJJGIRLS na área de compra! https://www.augustohaine.com.br/

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,