Último episódio da temporada: conta comigo

Meu último texto da temporada separei especialmente pra falar da vida na academia. Quero fazer uma reflexão com vocês sobre a amizade, principalmente.

Quando começamos no jiu-jitsu, iniciamos uma jornada. Essa jornada para uns será curta, para outras será longa e para alguns será pelo resto da vida.

E como toda boa jornada vamos encontrando vários companheiros pelo caminho. Alguns serão só colegas, ou como meu irmão diz, “apenas bons conhecidos”. Alguns serão amigos, uns serão bons amigos, e sempre vai haver aqueles dois ou três que serão como se fossem sangue do seu sangue.

Esses dois ou três vão andar do seu lado, te amparar, às vezes vão estar na sua frente, outras atrás de você, às vezes vão brigar, porque todo mundo briga. Mas você vai sentir, no fundo do coração, que mesmo com raiva eles estão com você.

Meu conselho é que você valorize essas pessoas. Seja RECÍPROCO com elas. A reciprocidade não é “pagar” o carinho, dedicação e respeito que elas têm com você, mas sim cativar.

VALORIZE! Às vezes temos grandes amigos e não damos o devido valor à presença deles, mas quem não valoriza, não cativa e acaba perdendo. Só então você vai perceber a importância daquela pessoa que já não está mais na jornada com você.

Sobre os colegas: seja sempre cordial, mesmo não gostando tanto assim de algum indivíduo, porque sempre tem aquele “azedo”, e nós somos humanos, não temos o dever de cair de amores por todos.

Sobre os amigos e bons amigos: aprecie os momentos com eles, principalmente as discussões de técnicas, risadas e zoeiras, lembrando sempre do respeito! Esses momentos que nos fazem descansar a mente.

Cuidado especial com os falsos amigos. Os que sorriem pra você e te abraçam, mas confabulam com seu nome pelas suas costas. Os que são solícitos enquanto precisam de você, mas quando você precisa de algo mínimo eles agem como se você fosse qualquer um. Não se deixe abalar por essas pessoas, mantenha uma distância saudável.

Uma escola de jiu-jitsu ensina muito mais do que técnicas de luta. Ensina também a fortalecer sua força de vontade, seu caráter, ensina a lidar com as adversidades, as pressões e é um grande laboratório para se aprender a conhecer e lidar com os mais diversos tipos de pessoas. Basta estudar!

Aproveite seu tempo na academia!

No mais, agradeço a atenção e me despeço, por hora, esperando que minha ausência seja passageira. Desejo a todos excelentes treinos com muita evolução técnica, pessoal e espiritual. Obrigada! OSS!

 

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através