Atleta da Semana: Melissa Gatto

Nossa atleta desta semana é a Melissa Gatto, que tem 22 anos, é formada em Letras Português/Inglês, é atleta de MMA e faixa azul de jiu-jitsu.

Melissa conta que está no mundo da luta desde pequena, com apenas 8 anos de idade começou a praticar Kung Fu por causa do seu irmão mais velho. Mas só em 2015 ela conheceu o jiu-jitsu e desde então não parou mais de treinar.

A atleta treina na Spartacus, em Cascavel – Paraná, e atualmente compete no MMA. Ela iniciou os treinos de jiu-jitsu a fim de aprimorar o MMA, mas ressalta que a arte suave é muito mais que um esporte. “Para mim, o jiu-jitsu é muito mais que um esporte ou um complemento para o MMA, é um estilo de vida, acredito que além do preparo físico que a arte proporciona, é preciso ressaltar o trabalho mental. E também no jiu-jitsu fiz amizades que vou levar para o resto da vida.”

Além de treinar, ela auxilia nas aulas de jiu-jitsu feminino. “Hoje temos dez meninas, as aulas são nas terças e quintas. Eu fico nas aulas, mas meus professores sempre acompanham”, e ressalta que “é incrível poder incentivar outras meninas a praticarem o jiu-jitsu também”.

Melissa tem uma rotina bem intensa de treinos e nos conta como é seu dia a dia: “Eu procuro sempre manter a rotina, três vezes por semana faço a parte física pela manhã, jiu-jitsu ao meio dia, MMA e jiu-jitsu à noite. Nas terças e quintas: crossfit pela manhã, jiu-jitsu ao meio dia e à noite. Sábado: parte física pela manhã e jiu-jitsu e MMA à tarde. Domingo: escadaria. Nos físicos: segunda é força, quarta, potência e sexta, resistência”. De tirar o fôlego, não é mesmo? E ainda ressalta. “Procuro estar em dia com a rotina e alimentação para poder sempre manter o peso, por isso, geralmente, estou de dieta. Quando vou competir ou tenho alguma luta de MMA marcada, a dieta é sempre bem restritiva.”

No meio de toda essa rotina de treinos, alimentação, descanso, ela também trabalha. Nos horários vagos dá aulas particulares tanto de luta, como inglês, português e redação.

Perguntei como é para conciliar treinos, dietas, trabalho e família. “É complicado. Mas eu tento marcar os horários que dou aulas fora dos meus horários de treino, e sobre minha família, a minha mãe sempre me apoiou em relação aos meus sonhos, que é seguir carreira como lutadora. Geralmente, depois dos meus treinos aos sábados, eu fico na casa dela. Já em relação ao meu namorado, é mais fácil conciliar, ele está sempre comigo, treinamos junto também.”

Com uma rotina que exige muito do atleta, é normal pensar em desistir. A atleta nos conta como se motiva todos os dias. “É bem difícil e cansativo, pensar em desistir faz parte, mas eu sempre procuro lembrar o porquê comecei. Acredito que a motivação vem de dentro de cada pessoa. Eu quero alcançar minhas metas e meus sonhos: ser faixa preta de jiu-jitsu e chegar a um evento grande de MMA, como o UFC.”

Há muitos casos de preconceito com mulheres por estarem no mundo da luta e Melissa nos fala um pouco sobre esse assunto. “Nos treinos eu nunca sofri preconceito, acredito que o preconceito maior é das pessoas que estão de fora. Mas creio que as mulheres quebrem esses paradigmas quando nós vamos à luta, quando colocamos o kimono para treinar, quando calçam as luvas, participam dos campeonatos, quando se unem pela causa. É assim que mostramos a nossa força e que mostramos que também nascemos para lutar.”.

No jiu-jitsu o que não falta são valores e princípios que a arte marcial nos ensina. Esses que são aplicáveis em qualquer área e em qualquer relação. Melissa é invicta no MMA e ela diz que sempre procura finalizar suas lutas.

Ser atleta exige muito, assim como qualquer outro trabalho exige. Para quem está em busca dos seus sonhos, Melissa deixa um recado.

Continuem treinando, fazendo o que gostam e acreditando que são capazes!


Clube de Vantagens BGM

Augusto Haine

Todo lutador de jiu-jitsu precisa preparar o corpo e prevenir lesões com a prática de musculação. Por isso, temos uma parceria irada com a Augusto Haine e você também ganha 20% de desconto em QUALQUER produto no site. Basta digitar BJJGIRLS na área de compra! Acesse www.augustohaine.com.br 

augusto haine suplementos

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,