Atleta da Semana: Beatriz Gutierrez

O quadro Atleta da Semana da Bjj Girls Mag nos traz hoje a jovem Beatriz Gutierrez Campos, também conhecida como Bia e que treina na Lotus Club sob a orientação do Professor Ricardo Brandão. Atualmente Bia está na faixa azul e vem tendo um grande sucesso nas competições em que tem participado. Vamos saber um pouco mais sobre esta jovem atleta.

Bia iniciou a sua vida no jiu-jitsu aos oito anos de idade. Inicialmente, a competidora iria para o judô e, segunda ela nos conta, devido a um erro médico, ela ganhou vinte indesejados quilos. Apenas o judô não se mostrava mais suficiente, analisa Bia. E, desta forma, o jiu-jitsu surgiu em sua vida. Segundo ela mesmo nos relata “quando comecei a treinar era apenas mais um treino na intenção de perder peso. Não passou muito tempo e eu percebi que o jiu-jitsu já fazia parte de mim, do meu estilo de vida, o dojô virou minha casa e meus parceiros de treino a minha família”.

Exercícios são parte da rotina diária da atleta. Os estudos também não são negligenciados, o que é muito correto! Pelo período da manhã a rotina é a da escola. A tarde, entretanto, há uma preparação física diária, além de jiu-jitsu. Sempre às terças-feiras e aos sábados a jovem competidora frisa que treina em outras cidades.

A maior dificuldade que enfrentada é a mesma que a maioria dos atletas brasileiros, independente da modalidade. A falta de apoio financeiro é sempre um entrave para o progresso dos competidores. Mesmo sendo ainda muito jovem (16 anos) e tendo um grande potencial, a lutadora enfrenta esta dificuldade.

Após o início no jiu-jitsu, muitas coisas mudaram para Bia. A arte suave proporcional inúmeras novas amizades, melhorou o dia a dia e aprimorou a questão da disciplina que, aliás, é fundamental para quem deseja ser um competidor em alto nível. Os objetivos no jiu-jitsu são claros e Bia luta para conquistá-los. A atleta não nos contou o seu maior objetivo no esporte, mas sendo uma competidora, acho que é justo entendermos que ela deseja ser campeã mundial. Naturalmente, há muitos outros objetivos e, como o tempo, estaremos torcendo para que a Bia conquiste todos eles. Como ela mesmo disse: “pois quando temos um objetivo, lutamos para o conquistar”.

O jogo da lutadora também é bastante dinâmico e, apesar de jovem, já se mostra uma estrategista no esporte. Segunda ela nos conta, sua adaptabilidade é muito boa tanto por cima quanto por baixo, o que permite usar diferentes estratégias dependendo do oponente.

Entre suas principais conquistas nós destacamos:

– Campeã Brasileira CBJJ (2017)

– Campeã Sul-Americana CBJJ (2017)

– Campeã Mundial CBJJE (2016)

– Bi-Campeã Pan-Americana CBJJE (2016/2017)

– Bi-Campeã Paulista CBJJE (2016/2017)

– Campeã Brasileira CBJJE (2017)

– Campeã Latino-Americana CBJJE (2017)

– Campeã South America Continental Pro UAEJJF (2018)

Sensei Ricardo, o Professor de Bia, é a sua grande inspiração nos tatames. Ela nos conta que o que é hoje, é muito devido ao seu mestre. Ela ainda destaca o quanto as pessoas de sua própria equipe a inspiram, pois todos lutam muito para conquistar seus objetivos.

Infelizmente, o preconceito também já bateu à porta, pois a menina já escutou que “mulher é muito feminina para lutar”. Um sentença infeliz e abominável. Mas, por outro lado, há muito apoio em sua própria academia. No início, ela era a “única menininha que treinava com os adultos”.

Sua família também sempre foi um suporte. Ficamos sempre felizes em receber este tipo de relato! A mãe de Bia está sempre muito presente e leva a sua filha diariamente aos treinos e nas competições. Parabéns para a mãe da Bia!

Por último, a Bia nos deixa um bom recado: “Acho que quando você realmente quer algo, você usa todas suas forças para conquistar. Nada é impossível! Apenas você mesmo e sua força de vontade que podem fazer acontecer”.

Entre suas frases favoritas temos uma famosa do Dalai Lama que transcrevemos aqui para vocês:

Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.

Nós do BGM estaremos na torcida pelo sucesso da Bia e do jiu-jitsu feminino em especial! Uma ótima semana para todos e todas que nos acompanham. Bons treinos! Oss!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através