Atleta da semana: Giovanna Canuto

Giovanna tem 15 anos de idade e nasceu em Manaus, no estado do Amazonas. O jiu-jitsu começou a fazer parte de sua vida aos 7 anos de idade. Ela acompanhava o irmão que já treinava e depois de tentar esportes como natação, basquete e futebol, foi a arte suave que mais chamou a sua atenção.

A atleta conta que no início tentou esconder de seu pai que queria treinar, por ser uma menina o pai achava que aquele não era o esporte correto para ela. O tempo foi passando e hoje Giovanna é faixa azul e tem ao seu lado seu principal incentivador que é o pai.

“Eu tentei de tudo. Natação, basquete, entrei pra um time de futebol, mas sem dúvida com o jiu-jitsu foi amor à primeira vista, no primeiro dia que eu treinei, eu me identifiquei!”

Confira alguns de seus principais títulos: campeã do Mundial Kids 2017, bi campeã Brasileira 2015/2016 CBJJ/IBJJF, campeã do American Nationals IBJJF 2017, campeã do Pan Kids IBJJF 2017, entre vários outros  conquistados em outras competições de federações como Jiu Jitsu World League, na qual a atleta luta na categoria adulto. Tão novinha com um currículo deste, Giovanna leva seus treinos muito a sério e promete não parar por aí.

Giovanna passou uma temporada treinando com o campeão Mundial Rubens Charles (Cobrinha) e depois se mudou para Las Vegas onde treina desde então. Aluna do faixa preta da Alliance Hector Vasquez, ela faz seus treinos na filial Cobrinha Las Vegas. Sobre sua academia ela diz: “É uma academia incrível nós estamos trabalhando duro para surpreender em 2018 com as crianças e o grupo de juvenis. Para mim, esta academia é o melhor lugar, as pessoas tem uma energia boa e compartilham os mesmos objetivos que os meus. Estamos sempre motivando uns aos outros e eu creio que 2018 vai ser o nosso melhor ano!”

Apesar de ter apenas 15 anos, a atleta dedica todo o seu tempo ao esporte com três treinos de jiu-jitsu por dia e preparação física. Recentemente, ela enfrentou outro desafio. Participou de um evento de lutas casadas e foi campeã de uma das super lutas, no dia 27 de janeiro em Las Vegas. Sobre seus próximos campeonatos ela comenta:

“Estou mais focada que nunca para o ano de 2018, quero ser campeã peso e absoluto do Pan Americano e do Mundial no juvenil 1”.

E o que motiva tanto esta atleta? Tanta dedicação tem uma razão, a atleta sonha em levar sua mãe, que mora atualmente no Brasil, para morar pertinho dela em Las Vegas.

Ao ser perguntada sobre quem a ajudou a correr atrás de sua carreira de atleta, Giovanna nos conta um pouco sobre quem são as pessoas por trás de seus títulos: “Meu pai em primeiro lugar, ele abriu mão de tudo para me apoiar, está comigo em todos os lugares e é meu melhor amigo meu fã número 1. O Cobrinha me ajudou muito também, ele não me deixou desistir e me ensinou a ser humilde, nas palavras dele “Não estamos aqui para provar e sim para melhorar”. E eu não poderia deixar de falar do Hector Vasquez e da Beth Vasquez, chamo eles de meus pais americanos, eu vou ser grata eternamente por tudo que eles fizeram e fazem por mim. Quero agradecer também por todo apoio do meu patrocinador MOYA BRAND”.

Fã da atleta Bia Mesquita, Giovanna conta que ainda não a conheceu pessoalmente mas que se inspira e estuda muito assistindo às lutas da faixa preta.

Para finalizar, perguntamos a atleta qual foi a maior lição que o jiu-jitsu já ensinou para ela.

Eu creio que jiu-jitsu te ensina a ser humilde. Depois que comecei a praticar jiu-jitsu eu aprendi que podemos conseguir tudo com trabalho duro, esforço, disciplina e humildade. Sempre coloco na minha cabeça que a pessoa do outro lado esta treinando duro e eu preciso treinar mais duro ainda, esse é o segredo “hard work pays off”.

Nós ficamos super felizes em conhecer um pouco da história da Giovanna e temos a certeza que a veremos em vários pódios neste ano. 2018 será um sucesso! Obrigada por compartilhar sua história conosco.

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,