Qual a melhor estratégia de treino na véspera da competição?

No guest post de hoje recebemos Heider Moura, faixa roxa da Equipe Caveirinha Jiu-jitsu Family – Borracha Team e  estudante de Educação Física.


No jiu-jitsu, as pontuações acontecem com maior intensidade no final do combate, denotando que os atletas mais bem condicionados tendem a deixar a luta correr para, então, esforçarem-se após o quinto minuto de luta, ou seja, é a famosa “blitz” no BJJ.

Com os treinos usuais, com pouco tempo de recuperação/intervalo entre os rolas, a taxa de queda de intensidade relativa de um rola para o outro é maior, pois quando o intervalo é curto entre um e outro a tendência é que com o passar dos rolas a capacidade de imprimir intensidade na luta caia. Assim, você acaba não treinando tanto o fator decisivo de uma luta, que é a sua potência anaeróbica.

O ideal seria realizar o treino respeitando o seu tempo de luta e intervalo entre elas, aprimorando suas habilidades e preparando seu corpo para essa competição. Treinando dessa maneira, a cada rola você terá seus estoques energéticos reabastecidos para manter uma intensidade alta no treino, como faria na competição. Porém, quando devemos usar essa estratégia de treino?

Dentre os ciclos de uma periodização, no seu período final temos o período que chamamos de polimento ou período pré-competitivo, que ocorre por volta das duas últimas semanas que precedem a competição. Essa fase da periodização é utilizada para trazer a similaridade da competição para o atleta e quando é trabalhado qualquer déficit de capacidade física que o atleta apresenta e que seja de extrema importância para a luta.

Buscar fazer os seus treinos no mesmo horário em que está programada a sua luta, respeitar seu tempo de luta, respeitar o tempo de intervalo entre as lutas da sua categoria, fazer o mesmo número de rolas que você provavelmente irá fazer na sua competição. Esses são fatores que trazem a especificidade da competição para o(a) atleta e ajudam no condicionamento específico para aquela competição que almeja ganhar.

Treinando dessa forma, nas duas últimas semanas antes da competição o corpo do(a) atleta estará muito mais adaptado a aquele formato de competição, ou seja, estará acostumado(a) aquela situação e seu corpo estará otimizado para realizar aquele esforço.

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através