Quando acidentes acontecem

Acidentes são inevitáveis, acontecem a todo momento e em qualquer lugar, em casa, na rua, no parque, na escola, no trabalho e no treino não poderia ser diferente. Quando você menos espera um acidente acontece, mas como lidar com essa situação?

É muito desconcertante quando você sofre um acidente durante um treino ou competição e tem que ficar parado por causa disso, principalmente para quem ama a arte suave e sabe que não vive mais sem ela, ficar de molho é o pior castigo que alguém pode receber.

Para os que já estão nesse caminho há muito tempo, não é estranho ver alguém saindo machucado do tatame, às vezes acontece, e muitas delas sem querer. Para esses, o dilema é: machucou? Se recupera e volta, bola para frente! Mas para quem está começando a trilhar esse caminho é mais complicado, você pode se perguntar: e se acontecer de novo? E se eu me machucar igual tal pessoa? E se da próxima vez for pior? E se, e se, e se…? A nossa cabeça começa a fazer um milhão de questionamentos e às vezes pode colocar em cheque se devemos ou não continuar com o jiu-jitsu, justamente por causa desses acidentes que ocorrem eventualmente.

O fato é que estamos suscetíveis a isso dentro e fora do tatame, somos de carne e osso, qualquer coisa pode nos machucar, um tropeço na rua é suficiente para fazer um estrago. É isso que devemos entender, acidentes acontecem, mas temos que saber superá-los. Muitos se culpam por coisas que aconteceram, que na verdade nem foram sua culpa, foram acidentes ocorridos e que poderia ter acontecido com qualquer outra pessoa. Isso não pode ser motivo ou desculpa para nos fazer paralisar, nos fazer desistir de algo que é e pode ser tão bom para nossa vida e saúde.

No futebol, no vôlei, no basquete, em qualquer outro esporte você pode sofrer um acidente, em qualquer outra luta você pode se machucar, quando isso acontecer o que você vai fazer? Fugir ou superar? Se de repente você causou um acidente, não deixe isso te afetar e subir para sua cabeça, acontece, mas vale ficar esperto para não ocorrer de novo! E se você foi o que saiu lesionado, é hora de dar a volta por cima e superar o que aconteceu, o lance é não desistir!

Agora eu quero saber de você, já presenciou algum acidente no treino ou em competição? Como as pessoas lidaram com a situação? Compartilha com a gente sua experiência! Oss!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através