Atleta da Semana – Brenda Larissa

Uma das coisas que o BjjGirls Mag mais ama fazer é dar espaço a atletas que estão por aí competindo e inspirando mais e mais mulheres a começarem a praticar Jiu-jitsu.

Brenda Larissa é uma destas atletas e hoje vocês conhecerão um pouquinho sobre esta garota de 18 anos de idade que está disposta a correr atrás de seus sonhos.

Ela começou a treinar quando tinha apenas 12 anos de e conta que seu irmão mais velho que já treinava que a incentivou a dar os primeiros passos na arte suave. Seus companheiros de treino foram os responsáveis pela sua primeira competição, e Brenda é uma daquelas pessoas que adora adrenalina e desde então nunca parou de competir.

Nascida no estado do Amazonas, Brenda conheceu seu Mestre e mentor aos 12 anos, Melquisedeque, mais conhecido como Melqui este, foi o responsável pelo maior passo que Brenda deu em direção ao seu sonho. Desde junho de 2017, Brenda a convite de seu Mestre está morando em Las Vegas nos Estados Unidos.  Corajosa, ela deixou família e amigos no Brasil para ir se dedicar integralmente ao esporte e a sua rotina desde então não vem sendo nada fácil.

long beach open
Pódio faixa roxa long beach open

Ela conta que faz três treinos de Jiu-jitsu diariamente além da preparação física durante a semana. Se você fez as contas e se assustou com o número de aulas ficará tão surpreso quanto eu quando fiquei sabendo que além disto Brenda tem uma aula de Jiu-jitsu e preparação aos sábados e os domingos ela separa para corrigir suas técnicas ao lado de seu Mestre.

Treinando atualmente em uma afiliada do multicampeão Cobrinha em Las Vegas, Brenda tem conquistado títulos expressivos em sua carreira: ela é campeã Mundial da IBJJF, campeã do Abu Dhabi World Pro e campeã Brasileira. A atleta faixa roxa da Alliance está agora focada no Europeu que acontecerá em janeiro de 2018 em Portugal.

Conversamos um pouco sobre as atletas que ela admira no esporte e ela disse ser fã de Tayane Porfírio que também é atleta da Alliance e é a atual dona do título Mundial da IBJJF, peso e absoluto.

Ao ser questionada sobre suas parceiras de treino, Brenda conta que gosta de treinar com todas elas, mas acha importante se preparar treinando também com os homens, pois diz que assim fica difícil se surpreender com a força de alguma menina nas competições.

Um ponto de vista muito interessante: visto que muitas meninas dão preferência ao treino com outras meninas justamente pela diferença entre a força delas e a força dos garotos, vale a pena levar em conta este olhar sobre os treinos para competições e lembrar sempre que treino é treino, não importa se é com homem ou mulher, faixa branca ou preta, todos nós sempre temos algo a aprender.

Por fim, pedimos a Brenda que desse um conselho para as garotas que tem vontade de competir, mas que por algum motivo nunca se inscreveram em um campeonato.

“A competição nos faz evoluir independentemente de resultados. Eu diria para elas tentarem competir sem se cobrar, assim, as coisas se tornariam divertidas.”

Nós do BjjgirlsMag adoramos o bate papo, e desejamos tudo de melhor na sua carreira, temos certeza que ainda veremos a Brenda em muitos pódios por aí.

Muito obrigada pela entrevista.

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através