A importância do “arsenal” técnico e tático no jiu-jitsu

O jiu-jitsu é realmente uma arte marcial incrível! A estratégia corporal e mental necessários para um bom desempenho na arte suave é realmente muito complexa. A evolução que o esporte tem vivido é fabulosa. Novas finalizações, movimentos, guardas e variações tem sido bastante desenvolvidas. Neste sentido observam-se até mesmo alguns “conflitos” entre o jiu-jitsu tradicional e o jiu-jitsu moderno. Recentemente, participando de um seminário do mestre Hélio Soneca, pude ver e ouvi-lo emitir uma opinião muito interessante. Explicou ele que os jovens competidores expoentes do jiu-jitsu de hoje são fantásticos! Fazem movimentos plásticos e acrobáticos. Mas que, com certeza, todos que são expoentes têm uma base no jiu-jitsu bastante sólida e, desta forma, puderam ampliar o seu arsenal no jiu-jitsu.

E justamente sobre a questão de como incrementar o seu arsenal que gostaria de conversar nesta coluna. Primeiramente, precisamos entender de que forma o básico é eficiente. Aprender um movimento, ataque básico, ou uma guarda tradicional não torna seu jiu-jitsu menos eficiente. Na opinião deste colunista, que já pude compartilhar com vários mestres do jiu-jitsu, o básico é sim muito eficiente e temos Roger Gracie como um grande exemplo da aplicação de um jiu-jitsu básico mas executado com maestria.

Há também muitos grandes representantes do jiu-jitsu moderno (e.g. irmãos Mendes, irmãos Miyao, Claudia Do Val, Bia Mesquita e outro(a)s) que executam movimentos plásticos, elásticos e de forma extremamente eficiente. E também não há nada de errado nisso. E quem ganha neste confronto? A resposta parece difícil mas é muito simples. Quem ganha é a arte suave e seus fãs no mundo todo!

O que há de comum e interessante em todos estes estilos é que estes grandes competidores e competidoras desenvolvem novos ataques, defesas e contra-ataques baseados em seus próprios estilos. E há mais aspectos comuns entre estes grandes nomes do jiu-jitsu mundial. Todo(a)s executam o básico com muita propriedade e têm arsenais de ataques, guardas e contra-ataques muito grande.

O uso deste arsenal permite a atletas de alto nível utilizar diferentes estratégias dentro da arte suave para surpreender em suas lutas. Desta forma, fica bastante claro que, quanto mais opções tivermos, melhor nosso jiu-jitsu pode se tornar.

Para que você chegue a ter um arsenal grande no jiu-jitsu, podemos sugerir alguns pontos que, naturalmente, podem ser adaptados com a orientação correta de seu professor ou sua professora. Mas vamos lá!

Inicie tendo um bom fundamento. Saiba executar bem o que se considera básico na arte suave. Entenda e estude os detalhes. Aprenda bem um armlock da guarda, uma saída da montada, um ataque das costas, uma reposição de guarda e etc. Lembre-se que aprender bem o básico não é apenas ataques clássicos, mas defesas, reposições e tudo mais. Vá aprimorando seu arsenal de ataques, por exemplo, da montada. Você aprendeu a estrangular? Então aprenda a atacar o braço. E assim por diante.

Uma vez que seu domínio do essencial for maior, naturalmente você poderá incrementar ataques, defesas, guardas e reposições. Você poderá avaliar onde está errando e poderá, até mesmo, desenvolver novos movimentos ou ataques e etc. Se você já sabe dois ataques da posição dos cem quilos você poderá, por exemplo, aprender o terceiro e quarto e assim por diante.

E desta forma o arsenal técnico e tático é aprimorado. Não há, entretanto, atalhos para a experiência e conhecimento na arte suave que é cumulativo. Não existem maneiras de se pular etapas. Vá com calma e progrida com naturalidade respeitando o seu estilo de jogo, biotipo corporal e limitações, mas sempre progrida. Tenha em mente o seus objetivos e caminhe para eles. Se lembre que o progresso vem com a prática e estudo. Isto mesmo, estudo! Estude a arte suave, adapte os ataques e movimentos para você, mas saiba o básico de forma clara e profunda.

É nosso desejo que cada vez mais o arsenal das pessoas que optam pela arte suave seja maior, mais completo e eficiente. Mas isto requer muito treino, dedicação e tempo! Então vamos treinar!!

moletom oss bjj girls mag
Moletom Oss

                                     

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através