Encontro feminino de jiu-jitsu em Pernambuco

No dia 12 de agosto, Pernambuco sediou o primeiro treinão feminino de jiu-jitsu, realizado no bairro Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, com o objetivo de reunir as mulheres pernambucanas que treinam, independente da bandeira que cada uma representa. Numa iniciativa de Carla Benevides, faixa azul pela Associação Andrade de Jiu-Jitsu, o encontro reuniu 155 mulheres e 22 bandeiras do jiu-jitsu pernambucano, e cada uma delas abrilhantou ainda mais o sábado.

O treino foi liderado pelas faixas pretas Joaquina Bonfim, Suellen Wanessa e Lindacy do Nascimento, que conduziram a aula com dedicação e paciência. Estiveram presentes neste dia, não só mulheres da capital, mas também de cidades como Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Pesqueira, o que comprova uma grande participação da mulherada.

O treino foi desenvolvido entre apresentações e roda de conversa, aquecimento, ajustes de posições, passagens de técnicas e rolas. Em seguida, houve confraternização com sorteios de brindes. Tudo feito com muito carinho, com uma energia acolhedora. As mulheres faixas brancas relataram uma satisfação enorme, por terem a oportunidade de treinar com graduadas. Algumas, inclusive, tiveram seu primeiro contato com uma mulher faixa preta neste dia. Já as graduadas, mostraram um grande entusiasmo em ver tantas mulheres unidas com a mesma vontade de aprender. Foi um dia especial para todas que estiveram presentes e a ansiedade já está a mil para o próximo encontro.

Faixas pretas Lindacy do Nascimento, Joaquina Bonfim e Suellen Wanessa, com a faixa azul e organizadora do evento Carla Benevides

 Segundo Carla, a organizadora do evento, essa foi uma grande oportunidade de fortalecer e unificar as mulheres praticantes da arte suave em Pernambuco, além de mostrar para a sociedade a forte presença feminina na arte marcial, atraindo aquelas que têm vontade, mas que ainda não treinam.

O jiu-jitsu, antes uma arte restrita ao público masculino, vem ganhando destaque pela grande conquista do público feminino. E esse encontro teve o intuito  de comprovar que mulheres unidas são muito mais fortes!

Posts relacionados