Não estou mais evoluindo?

O jiu-jitsu é um esporte que vai testar ao máximo sua paciência e persistência. Algumas vezes, você vai se pegar em uma fase que parece não estar evoluindo, seja porque não está graduando, ou o desempenho em campeonatos e até nos treinos não está como gostaria. Mas, calma, muita gente passa por isso e é possível levantar a cabeça e seguir em frente.

Não adianta, você não vai ser faixa preta em poucos anos. São minoria os casos em que se levou cinco anos, por exemplo, para alcançar essa graduação, como os de atletas que se destacam muito nos campeonatos a nível mundial. Em geral, não temos uma regra única para estipular um tempo certo para se graduar, muita gente pega a preta com oito, dez anos de treino ou até mais. Isso vale também para as outras graduações.

Então, se você quer continuar treinando, comece a trabalhar sua mente para todos esses fatores. Demora nas graduações, alguém que vai graduar mais rápido que você (o que não quer dizer que essa pessoa evoluiu e você não), ficar um tempo grande sem ganhar graus, dentre outros. Claro que é muito bom graduar, dá aquela sensação de dever cumprido, de orgulho do trabalho que fez. Mas não é o mais importante no jiu-jitsu, só que isso é algo muito difícil de conseguir entender.

Para quem compete, também é complicado ter uma relação confortável com seu desempenho e ver realmente uma evolução. Primeiro você não consegue deixar o nervosismo não influenciar, aqueles primeiros campeonatos na faixa branca que parece sair tudo no automático. Depois o nervoso pode até ir passando, você vai se acostumando com aquela adrenalina, mas o nível vai aumentando e é mais difícil ser campeã. “Quando eu vou conseguir ir bem em um campeonato?” Acredite, você já está indo. O fato de botar a cara lá pra lutar já é muito! Principalmente no feminino, que ainda vemos categorias tão vazias. Não é todo mundo que consegue ou que gosta de lutar, então já tenha orgulho de você por persistir e ir lutar.

Pessoalmente, o mais difícil pra mim é conseguir enxergar algum resultado nos campeonatos o nos próprios treinos, pois em relação à graduação não tenho uma preocupação ou pressa muito grande, sei que meu mestre vai saber muito bem a hora de me graduar. Mas é muito comum a gente passar por essa fase, principalmente na faixa azul e às vezes na roxa. Se você se divide entre estudos, trabalho, filhos, projetos pessoais e jiu-jitsu, não conseguindo treinar direito, vai entender isso muito bem. Parece que o treino não rende, que a sua possível evolução está sempre sendo interrompida.

Mas como eu já disse, jiu-jitsu é mais do que isso. Pense em tudo que já mudou na sua vida depois que você começou a treinar. Tanto os aspectos físicos quanto os que vão além disso, como os valores que aprendemos e o bem-estar que a prática do esporte traz. Isso não é evolução? É sim e muito! Atenção gente, não estou pedindo para ninguém deixar de ter vontade para graduar ou ser campeão, só para que a gente (sim, eu me incluo nessa) consiga enxergar tudo de positivo que o jiu-jitsu continua trazendo, para que isso nos dê força para continuar buscando qualquer que for nosso objetivo na arte suave!

Mês que vem eu faço um ano e meio na faixa azul e a trajetória nos campeonatos tem sido bem difícil. Além disso, não consigo mais treinar tanto quanto gostaria nesse momento por conta do tempo. Muita gente passa por isso também e é normal que a motivação para continuar lutando e treinando caia um pouco. Eu mesma tento buscar todos os dias essa motivação lá dentro, lembrar dos meus objetivos e, principalmente, falar para mim mesma que eu sou capaz. Não duvide de você, não se bote para baixo nunquinha! (Isso serve para o jiu-jitsu e para a vida, viu?)

Mesmo que você não enxergue sua evolução, seu (sua) professor (a) vai enxergar. Mesmo que você ache que ele (a) não está te vendo, pode ter certeza que você está sendo observado (a) com muito carinho. Nossos professores enxergam cada conquista nossa, por mais imperceptível que ela seja. Eles estarão sempre dispostos a te apoiar. Então procure algum deles ou alguém que você confie e converse, desabafe, pois vai te ajudar muito.

Meu namorado é meu companheiro de treino e ele vê de perto o que eu estou passando. Ele é uma das pessoas que sempre fala pra eu não desistir, que a fase boa vai chegar se eu continuar caminhando. Quando a gente se vê nessa situação, parece que vamos ficar estagnados para sempre, né? Mas não vamos. Qualquer que seja seu objetivo, ganhar mais um grau, trocar de faixa, ser campeã, melhorar o rendimento nos treinos; não desista dele. Muita gente passa pelo mesmo que você pode estar passando, então busque alguém para conversar. Além disso, nós do BGM estamos aqui para escutar todas as histórias e tentar ajudar como pudermos. Vamos evoluir juntos? Osss

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através