A importância dos instrutores de jiu-jitsu

No jiu-jitsu, como em outras artes marciais, a figura do professor faixa preta é sem dúvidas um grande diferencial e também símbolo de sabedoria. Porém há algum tempo atrás não tínhamos tantos faixas pretas como temos hoje. O número era bem menor e normalmente eles se concentraram em apenas alguns lugares do Brasil e do mundo. Muitos dos faixas pretas hoje consagrados começaram a “puxar treino” desde sua faixa azul e roxa e dessa forma foram espalhando o jiu-jitsu pelos lugares onde passavam. Hoje, apesar da situação já estar bem diferente, os instrutores continuam tendo seu mérito e importância.

Como o jiu-jitsu é um esporte em que cada detalhe faz diferença, o professor não consegue nos olhar e corrigir 100% do tempo, por isso é tão importante os professores incentivarem os mais graduados a ajudarem nos treinos dos menos graduados. Isso também auxilia no ensino da disciplina e o respeito entre as faixas. Com essa prática, o professor começa a perceber aqueles que gostam e que têm habilidades para ser um instrutor e faixa preta professor.

É importante ressaltar que não são todos os mais graduados que terão vontade, disponibilidade e habilidade para isso. Cabe ao professor selecionar aqueles que apresentam um bom perfil para a atividade. Caso você tenha essa vontade e a sua academia tenha essa prática, o ideal é conversar com o seu professor e mostrar interesse. O diálogo entre mestre e instrutor deve ser constante. Deve-se mostrar também aos demais alunos que o professor continua sendo o professor e o instrutor não é alguém destacado dentre os demais da mesma graduação. Ele é alguém que se disponibilizou e se comprometeu em ajudar na evolução dos demais ou seja, se ele e um faixa marrom, ele será um faixa marrom como os demais da academia, devendo, portanto, seguir as mesmas regras às quais os outros estão submetidos.

Apesar de não ser uma regra, normalmente dentro das academias, salvo algumas exceções, os alunos começam suas atividades como instrutores a partir da faixa roxa. Pessoalmente, também acredito que seja a faixa ideal para início de tal atividade. O aluno auxilia nos treinos infantis, em que a atenção deve ser maior e por isso há a necessidade da ajuda e também auxilia com os novos alunos, corrigindo com eles as posições ensinadas pelo professor, orientando nas dúvidas e ajudando a “vigiar” o treino dos novos. A medida em que o amadurecimento chega, e também a faixa marrom, as responsabilidades vão aumentando como “puxar treino”, conversar junto ao professor sobre as graduações e outras atividades em que o professor necessite.

De acordo com a IBJJF (Internacional Brazilian Jiu-jitsu Federation), para se ministrar aulas a federação aconselha no mínimo a graduação de faixa marrom, com a supervisão de um faixa preta, embora essa não seja uma exigência. Apesar disso, para ser responsável por uma equipe/academia, o atleta tem que ser diplomado faixa preta. Em caso de graduação, o faixa marrom poderá graduar apenas faixas “menores” que a sua. Apesar de alguns utilizarem cores nas pontas, a federação reconhece apenas a ponta preta na faixas coloridas, e a ponta vermelha ou branca, apenas no faixa preta. O faixa preta poderá também utilizar a ponta branca.

Ter alunos interessados em ajudar e reconhecê-los é algo muito importante. Apesar de hoje valorizarmos muito os competidores, o jiu-jitsu chegou no patamar atual graças aos lutadores que resolveram passar adiante a arte através do ensino. Preservar esse hábito nos alunos é garantir que nossa arte continue evoluindo, não só tecnicamente, mas em todos os seus aspectos. Sendo assim, estaremos reforçando um comportamento mais empático dentro do tatame e ensinando que o jiu-jitsu é apesar de tudo um “esporte coletivo” em que ninguém luta sozinho!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através