Competitividade entre casais no tatame

Recebemos, há um tempo, uma mensagem em que uma leitora pedia para falarmos deste assunto. E depois de entender a situação, percebemos que muitas mulheres passam pelo mesmo problema. Basta procurar para pipocar mensagens contando algumas histórias. Basicamente, são casais que começaram a treinar juntos, e basta um ou outro começa a se destacar no esporte para começarem os problemas.

 

“Eu e meu marido começamos a treinar jiu-jitsu juntos, ele perdeu o emprego injustamente na época e a pouco tempo tinha sofrido um acidente e moralmente e mentalmente ele estava acabado, com medo de ele entrar em uma depressão, sugeri e levei ele até à academia para que ele pudesse praticar alguma atividade e se distrair. Então iniciei com ele para motivá-lo, só que me apaixonei pelo esporte e há quase um ano treino todos os dias de segunda a sábado. Ainda somos faixas brancas, mas tecnicamente estou desenvolvendo mais do que ele, porém ele pesa 25 kg a mais que eu, e quando estamos treinando ele faz qualquer coisa para ganhar e a maior parte das vezes eu me machuco. É como se a vontade de ganhar fosse tão grande que ele não medisse as consequências. Ele é um ótimo marido e sei que faz sem querer.

E para completar, minha sensei comentou com ele (brincando) que eu iria me graduar antes dele. Apesar de ele estar orgulhoso de mim, todos os dias ele fala disso, como se ele fosse ruim e não tivesse evoluindo. Mas ele também é muito bom e já evoluiu muito. Hoje em off falei com o professor para não nos colocar para treinar juntos, pois sempre acabamos brigando e sempre pelo mesmo motivo. Competitividade entre os dois. Essa é minha história e no tatame comentando com minhas amigas vi que muitas passam por isso também. Ele é meu maior fã e um marido mega dedicado e carinhoso, porém no tatame eu sou sua principal oponente.” (Camila Rodrigues, 28 anos)

“Meu marido começou a treinar uns 6 meses antes de mim. Mas como eu vou mais aos treinos e sempre vou em campeonatos, troquei de faixa primeiro. E ele reclamou por muito tempo que ele começou primeiro. Chegou a dizer que eu graduei porque sou mulher… não bate quando rolamos, me segura, abusa da força, algumas vezes acaba inclusive me machucando, quer sempre mostrar que é melhor que eu. Meu professor até evita de nos colocar para rolar juntos. Ele me apoia muito, mas vira e mexe rola um ciúme, aí complica.” (Eduarda Santos, 24 anos)

“Eu namoro com um faixa preta há 5 anos. Juro que não é fácil, se eu dou uma raspagem ele diz que deixou, se eu faço um treino extra ele faz outro escondido, quando ele aprende algo novo só mostra pra os amigos, quando me ensina algo fica com grosseria, já com os outros ele é calmo. Na realidade, não consigo aprender com ele, me trata de forma muito bruta e ignorante. Mas o pior de tudo é quando compito, ele não fica feliz com minha vitória, parece que ele não quer que eu tenha meu espaço. Antes eu era a namorada do fulano, já hoje estou conquistando meu próprio espaço e ele meio que não aceita.” (Raissa Menezes, 20 anos)

Muitas meninas contam sobre suas histórias com namorados, maridos etc – mas nem tudo são flores e existe uma certa competitividade quando o outro começa a se destacar nos treinos. Seja graduando, seja quando o professor faz algum elogio ao final do treino.

A reclamação maior é do uso de força. Uma de nossas leitoras afirmou que tem a impressão de que quando o namorado está tomando “sufoco”, ele abusa da força e muitas vezes se machuca. Por conta disso, eles acabam por muitas vezes saindo brigados do treino.

Acredito que durante os rolas a rivalidade saudável para treinar é essencial, porém acho que a evolução deve ser mútua – e quando um ou outro tem algum destaque, o outro deva ficar feliz e orgulhoso, e não com ciúmes. Nem sempre dá para ser o melhor. E quando o seu companheiro se destacar, é preciso ficar feliz por ele e vice-versa. Essa competitividade no tatame entre os casais acaba gerando brigas e no fim atrapalha a evolução de ambos.

E você, já viu alguma situação parecida? Já passou por isso? Conta aqui pra gente 🙂

Boa semana de treinos a todos! Oss.

Leia também:

 

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através