Dúvidas sobre o jiu-jitsu

Atualmente, vivemos um movimento grande em prol da saúde. Vemos muitas pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, exercícios físicos para deixar de lado o sedentarismo etc. As pessoas que estão iniciando essa nova mentalidade e preocupação com o estilo de vida, muitas vezes nunca praticaram nenhuma atividade física e não sabem o que fazer e nem por onde começar. Se você se enquadra nesse grupo de pessoas, este texto é para você!

Antes de te explicar como é um treino de jiu-jitsu e os benefícios que ele pode trazer para sua vida, lembre-se que você precisa fazer a atividade que te faz se sentir bem. Reserve para você um tempo para testar diversas atividades. Faça muitas aulas testes e pesquisas sobre as modalidades que você tem interesse, incluindo o jiu-jitsu. E para te ajudar, vou responder abaixo três perguntas básicas que eu escuto muito de pessoas que não treinam e até mesmo que não conhecem esse tão bem esse esporte.

1. Como é um treino de jiu-jitsu?

Geralmente, os treinos de jiu-jitsu duram de 1h30min à 2h, variando de academia para academia, mas são sempre bastante intensos. Você passará por uma série de aquecimento com exercícios aeróbicos (corridas, polichinelos, abdominais, flexões etc), aprenderá técnicas específicas para as lutas e, finalmente, a luta em si, que pode durar de 5 a 10 minutos, dependendo do nível técnico de quem está lutando. Tudo isso também varia de acordo com o mestre que estará puxando o treino, dos costumes da academia e do nível técnico da turma.

É normal que nos primeiros treinos você se sinta perdido, mas não se preocupe, se a sua turma não for na sua maioria iniciante, você terá uma pessoa mais graduada para te auxiliar nos movimentos. Não espere também que já no primeiro treino você lute com alguém, pode acontecer ou não. Antes disso você precisará aprender as técnicas básicas, o famoso “feijão com arroz”, depois tudo fica mais legal!

2. O que eu preciso para treinar jiu-jitsu?

O principal elemento do jiu-jitsu é o kimono (específico para jiu-jitsu) e a faixa com a ponta preta. Se você está iniciando agora, a sua faixa é branca e pode ser encontrada em qualquer loja de artigos esportivos, assim como o kimono. Se você ainda vai fazer o seu treino experimental, pergunte ao mestre responsável pela academia que você irá visitar se você pode fazer uma aula com uma roupa de academia, mas se você já sabe que o jiu-jitsu é o seu lugar, é possível encontrar kimonos a partir de R$150,00 em vários sites na internet e o ideal é que pelo menos o primeiro, você experimente no corpo para ver o seu tamanho. A dica de ouro sobre os kimonos é que eles encolhem nas primeiras lavagens!!!

Além do kimono, nós, mulheres, utilizamos também uma camiseta, uma rashguard (uma blusa de lycra para lutas) ou um top (que precisa ser bem reforçado para que não aconteça nenhum acidente durante o treino!). Por baixo da calça do kimono, coloque também um shorts ou legging, pois é super comum a calça ficar frouxa durante as lutas.

O cabelo também pode te atrapalhar e incomodar durante os treinos, então o ideal é que esteja preso. O meu por exemplo, é comprido, então gosto de fazer uma ou duas tranças, geralmente embutidas, para evitar que os fios se soltem e quebrem com menos frequência. Lembre-se também de manter as unhas curtas para não se machucar, nem machucar o seu companheiro de treino.

3. Jiu-jitsu emagrece?

Sim. Jiu-jitsu emagrece.

Mesmo para os iniciantes, um treino de jiu-jitsu pode ser bastante intenso e, passando por todas as etapas, pode te fazer gastar até 1.000 calorias por treino. Com a alta exigência do corpo em todos os momentos do treino, seu metabolismo também pode ficar mais acelerado, o que leva a queima de gordura armazenada no corpo. Além disso, depois de começar a treinar regularmente, você poderá notar também uma maior tonificação muscular.

É importante lembrar que não existe uma pessoa igual a outra, então se a sua intenção é perder peso, recomendamos que você procure acompanhamento médico para que isso aconteça da forma mais saudável e adequada para o seu corpo possível.

Essas são apenas três das perguntas que as pessoas fazem quando estão começando a treinar, então se você tem mais alguma, deixe nos comentários.

Se você já é do jiu-jitsu e conhece alguém que esteja interessado em conhecer mais sobre a arte suave, compartilhe este texto com ele(a)!

Se você ficou interessado em experimentar o jiu-jitsu, acesse a Afiliadas, uma lista de academias da BJJ Girls Mag e encontre alguma mais próxima de você.

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através