Atleta da Semana – Entrevista com Fernanda Duarte

Fala, galera! O Atleta da Semana de hoje recebe a queridíssima Fernanda Duarte, faixa roxa da Almeida JJ. Vira e mexe eu a vejo nos campeonatos, sempre dando as caras, sempre indo pra cima, e SIM – já estava mais do que na hora dela surgir por aqui. Hoje ela contou pra gente sobre sua rotina de treinos, sua alimentação, o que o esporte mudou em sua vida e muito mais. Boa leitura 🙂

Fernandinha recebendo a faixa roxa de seu professor Caio Almeida

Fernanda começou a treinar há 4 anos. Segundo ela, sempre gostou de lutas, e quando era pequena seu tio a colocava para brigar com suas primas, e até hoje ele fala que foi ele que me incentivou a lutar. Começou em uma academia de musculação, quando um amigo dela a chamou para fazer um treino, e desde então não parou mais. Fernanda conta também que sempre trabalhou e competiu, mas fazia apenas um treino por dia, e este ano resolveu se dedicar somente ao jiu-jitsu e ser atleta.

 

 

 

Ao conversar com ela sobre as dificuldades no esporte, ela disse  (como a maioria dos atletas) que são os patrocínios:

“Quase todo os finais de semana estou lutando e os campeonatos sempre são bem caros, para nós, que somos atletas, é muito difícil custear inscrições, viagens, hospedagens.”

Quanto à sua rotina de treinos, ela treina em média de 3 a 4 vezes por dia, e 3 vezes na semana faz preparação física com seu preparador Diego Cavlac. Antes das competições, ela costuma descansar na véspera, mas a rotina de treino semanal é a mesma.

Perguntei também sobre o seu maior ídolo no esporte:

“Meu mestre Caio Almeida é meu maior ídolo, me espelho muito nele.”

fernandinha
Fernanda e seu professor Caio Almeida, 3ª Etapa do Circuito Paulista 2016

Fernandinha contou pra gente também sobre seus principais títulos na faixa roxa. São eles:

  • Campeã Paulista;
  • Vice campeã Bjj Pro;
  • Vice campeã brasileira;
  • Vice campeã Mundial CBJJE;
  • 3º lugar SP Open;
  • 3º lugar Sul Brasileiro;

Sua alimentação é feita por uma nutricionista e, segundo ela, sua genética não é muito boa, por isso vive em dieta, e nos finais de semana pode fazer uma refeição livre. Sobre as mudanças que o jiu-jitsu trouxe em sua vida, disse que, exceto pela alimentação, hoje é uma pessoa mais calma, mais disciplinada e muito mais feliz.

“Nunca é tarde para começar, como meu mestre diz: o que se leva da vida é a vida que se leva. Então se você tem um sonho vá atrás dele, as dificuldades vão sempre existir, fácil não vai ser, mas viver por um sonho é muito melhor que viver por um salário todo mês.”

Obrigada, Fernandinha!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,