Já mordeu sua medalha?

Em tempos de Olimpíadas, a cena clássica para fotos foi mordendo a medalha. Fome de vitória, significado de esforço e dedicação, na verdade alguns dizem que essa tradição surgiu na Idade Média, pois nessa época as pessoas tinham como hábito morder os itens de troca para saber se eram verdadeiros, considerando que, por ser mais maleável que outros metais, o ouro registrava a marca do dente, indicando que era verdadeiro. É comum ver bastante gente mordendo a medalha, mas nesse caso a tal mordidinha, só vale na medalha de ouro, ou seja, a de primeiro lugar. Outras pessoas dizem que a marca de um dente é como uma digital, e faz a medalha particularmente sua, por isso a sua importância.

Pesquisando sobre as medalhas, descobri algumas curiosidades interessantes sobre elas, e separei as seis mais comentadas, vejam só:

  1. Somente em 1912 as medalhas de ouro passaram a receber banho de ouro verdadeiro, ao invés de apenas serem douradas.
  2. Segundo Tony Bijkerk, secretário-geral da Sociedade Internacional de Historiadores Olímpicos, em todos os Jogos Olímpicos as medalhas de ouro são feitas, na verdade, de prata, com uma camada dourada de ouro”, explica. E possuem, aproximadamente, 6 gramas de ouro em sua composição.
  3. As medalhas de 2012 tinham 1,34% de ouro, tornando-as uma das maiores.
  4. Em comemoração às Olimpíadas de 2016, a Casa da Moeda brasileira produziu a moeda mais sustentável da história, nela estão presentes sucatas como restos de espelhos, chapas de raio-x, entre outros.
  5. Se você acha que o CIO (Comitê Internacional Olímpico) é exigente apenas nas regras dos jogos, se enganou. Foi exigência deles que nas medalhas tivesse a deusa grega Nike, e foram artistas da própria Casa da Moeda, como o gravador Nelson Neto Carneiro, funcionário da casa há mais de 40 anos, quem colocou suas mãos na parte artística, antes da medalha passar pelas máquinas.
  6. As medalhas dos Jogos Paralímpicos terão um dispositivo interno que faz barulho, para auxiliar os atletas com deficiência visual. A medalha de ouro faz mais barulho, a de prata um pouco menos, e a de bronze menos ainda.

Muitos são os motivos pra comemorar quando se está no pódio, seja em primeiro, segundo ou terceiro lugar. E você pode e deve, morder sua medalha, mas deve tomar cuidado: nas Olimpíadas de Inverno de 2010, o alemão David Moeller, que ganhou uma medalha de prata, quebrou o dente ao mordê-la para as câmeras. Entao já sabe, se for morder a medalha, é bom estar de protetor.

Um pódio de medalha é único e individual, e o verdadeiro significado das lutas com ou sem medalha de reconhecimento, quem faz é você.

Bons treinos.

Oss!

P.s: Essas e outras curiosidades sobre as medalhas você encontra no site da BBC.

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através