Foto de “graduação precoce” gera polêmica na internet

Hoje pela manhã, boa parte dos grupos de Jiu Jitsu do WhatsApp recebeu uma foto bastante polêmica, vista por parte da nação jiu jiteira. Na foto, a atleta faixa branca postou o seguinte:

“Finalmente!!! 1 ano praticando jiu jitsu e ganhei a faixa MARROM…  Muito obrigada… Logo Logo FAIXA PRETA!!”

Procurando saber o que realmente aconteceu, nós da equipe BGM decidimos procurar Ítalo Oliveira Santos, faixa marrom da ESJJ. Ele nos contou que um amigo seu faixa preta perdeu alguns alunos, após saberem que não seriam graduados. De acordo com Ítalo, o nível técnico e tempo de treino dos alunos ainda não era suficiente para a graduação, por isso não ganhariam graus ou faixas novas. Na nova equipe em que começaram a treinar, logo foram graduados, o que causou revolta da parte de Ítalo e sua equipe.

A foto foi postada em forma de PROTESTO, e esclarecendo: não, a menina, faixa branca, não foi graduada à marrom, basta uma rápida olhada pelo perfil de Ítalo, para perceber que foi somente uma “troca” de faixa entre professor e aluna, simplesmente para satirizar muitas graduações precoces que acontecem por aí. Vivemos hoje num momento em que existem, sim, vendas de faixas, alunos são graduados sem tempo mínimo e com nível técnico baixíssimo para tal. Mais um “textão” no Facebook, no entanto, não teria a visibilidade que a imagem alcançou.

Muita gente não entendeu o significado da mensagem e começou a atacar Ítalo pela atitude. A foto foi removida para preservar a imagem da garota, porém fica o convite à reflexão. A equipe BGM gostaria de enfatizar que não houve nenhuma graduação precoce, e que o ato foi somente para mostrar a repulsa da ESJJ frente à banalização de faixas.

Por um Jiu Jitsu mais limpo e justo para todos.

Oss

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através