Art Of Jiu Jitsu Academy – Entrevista exclusiva com os irmãos Mendes

Se você treina jiu jitsu, com certeza já pensou que o tatame não é um local tão limpo. E, sim, o tatame é sujo! Muito sujo! Não é frescura, não! E as “sujeiras” que não são vistas não estão somente no tatame, mas também nas roupas, cabelos e acabam infeccionando muitos cortes por ai, podendo causar várias doenças.

Infelizmente, ainda encontramos algumas academias de jiu jitsu sem a menor higiene e que não percebem que tal comportamento prejudica a imagem do esporte, para homens e mulheres. E nem adianta vir com aquelas frases do tipo “se acha ruim, não venha treinar”; ou as machistas, do tipo “tem que ser macho pra aguentar o cheiro”, pois conheço homens que são mundialmente conhecidos pelas técnicas e pela higiene nos tatames! E eles aceitaram o nosso convite para uma entrevista, e ficou incrível!!

Se você quer saber mais sobre a AOJ (Art Of Jiu Jitsu), leia com exclusividade a entrevista com seus fundadores, Rafael e Guilherme Mendes.

BJJ GIRLS MAG (BJJGM): Em que momento decidiram que viveriam do esporte?

RAFAEL E GUILHERME MENDES (RGM): Decidimos viver do esporte logo no início quando vimos que amávamos jiu jitsu e que não iríamos parar de treinar nunca mais. Sabíamos que se quiséssemos treinar jiu jitsu para sempre e fazer disto nossa profissão, teríamos que nos dedicar 100% a isso e nos tornarmos os melhores do mundo, e foi isso que nos propomos a fazer.

BJJGM: Quando surgiu a oportunidade de migrarem para os EUA e iniciarem a AOJ Academy?

RGM: Ganhamos vários campeonatos no Brasil por anos seguidos, quando viemos para os EUA pela primeira vez, em 2007, ainda na faixa roxa, conhecemos o dono da marca RVCA em um treino, e ele nos prometeu que, se ganhássemos o mundial na faixa preta, nos ajudaria a abrir nossa academia aqui nos EUA. Cumprimos nossa parte do plano, e em 2012 ele cumpriu a dele, e  estamos aqui até hoje.

 

BJJGM:  O Estado da Califórnia determina algum padrão de higiene ou vocês que sentiram essa necessidade em relação a limpeza dos tatames?

RGM: Queremos ser referência de qualidade em tudo que fazemos, desde o nosso jiu jitsu até os mínimos detalhes da nossa academia, então não deixamos escapar nada. Higiene é primordial para qualquer ambiente.

BJJGM: Como são as regras de higiene para os alunos da AOJ?

RGM: Kimono limpo e pé limpo são essenciais.

BJJGM:  O “dojo” da AOJ é lindo! Branco e muito limpo, vocês acreditam que essa consciência trouxe mais mulheres para o esporte?

RGM: Acreditamos que a qualidade da nossa academia, independentemente da cor do tatame, atraiu famílias para a academia. Mulheres e crianças que não gostam de treinar em uma academia normal onde tudo é sujo e desorganizado, mas agora se sentem confortáveis em um ambiente como o da AOJ.

BJJGM: Quantos alunos vocês atendem na AOJ Kids?

RGM: Temos hoje uma média 350 crianças no nosso programa.

BJJGM: As crianças aprendem com mais facilidade e respeitam melhor as regras?

RGM: Começamos a academia com as regras desde o primeiro dia, e sempre as seguimos, então quando um aluno se matricula na academia, independentemente de ser criança ou adulto, eles já vêem como funciona o processo e se adaptam facilmente.

BJJGM: Na visão de vocês, qual a importância do jiu jitsu na formação de cidadãos de bem?

RGM: Acreditamos que qualquer esporte e atividade física pode ajudar na qualidade de vida das pessoas, mas a maneira com que apresentamos o jiu jitsu para as famílias é bem especial e faz com que eles aprendam uma arte, se exercitem e criem um vínculo de amizade ainda maior.

BJJGM: O que vocês diriam como motivação para as pessoas que pretendem, assim como vocês, viver do esporte?

RGM: Determinação e persistência são as chaves. Dificuldades e derrotas existirão ao longo do caminho, mas apenas aqueles que realmente perseveram são merecedores do sucesso.

BJJGM: Nas mídias e redes sociais, sempre vemos vocês com a família. Como tem sido conciliar a vida nos tatames? Seria esse o segredo dos campeões?

RGM: Estamos aprendendo ainda, temos nos dedicado muito à academia e aos nossos projetos e estamos aprendendo todos os dias a balancear as prioridades para sermos felizes.

Os irmãos Mendes são considerados fenômenos do esporte desde o final de sua adolescência. Rafael foi também um dos competidores que trouxe reconhecimento à guarda 50-50 e ao berimbolo, e Guilherme foi o primeiro membro da Atos a conseguir uma medalha de ouro no Mundial (2009).  Eles tinham como um sonho viver do esporte… foram atrás, persistiram e conseguiram fundar uma das melhores academias de Jiu Jitsu do mundo, cujo tatame é sonho de qualquer atleta. E você, o que faria para ir em busca de seus sonhos?

Bons treins à todos! Oss

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,