Equipes de jiu-jitsu ou Família dos tatames?

Diante da popularização das Artes Marciais Mistas (UFC), muitas pessoas no Brasil e no mundo têm se aventurado nos tatames e octógonos da vida. Isso advém das crescentes ações de marketing que nos mostram que, se antes esses esportes eram tidos como sinônimos de violência e desrespeito, hoje são considerados filosofias de vida que atraem cada vez mais praticantes.

Quantas equipes de jiu jitsu espalhadas pelo chamado “país do futebol”, além de reunirem praticantes de um esporte, tornam os próprios membros unidos por convicções e interesses comuns? Diante da convivência, surge o estreitamento de laços de amizade que evoluem para outros niveis de cumplicidade, transformando equipes inteiras em verdadeiras famílias. Ali a vitória do outro é minha vitória, e o mesmo acontece com a derrota.

No entanto, podemos elencar diversos fatores que diferenciam equipes de famílias. Equipes caracterizam-se por pessoas que treinam juntas, mas fora dos tatames não estabelecem-se necessariamente vínculos fraternais, o objetivo principal é conquistar medalhas, participar de campeonatos, alavancar o nome da equipe com a intenção de atrair, assim, mais participantes. Além disso, a cobrança por resultados positivos nos campeonatos é efervescente, e o não alcançar este objetivo transforma o atleta, antes entusiasmado, em atleta frustrado.

Família, entretanto, no contexto dos praticantes de jiu-jitsu, tem todas as características de uma equipe, acrescida de uma carga de irmandade, em que a conquista de um é a conquista de todos. O tatame da academia se estende para a vida de cada atleta. É nesse comportamento que ocorre a preocupação quando alguém não está frequentando os treinos porque não tem transporte, por exemplo, e como família alguém vai ter a honra de servir o outro com uma simples carona que pode significar o fim do primeiro obstáculo na formação de um campeão.

Agora é interessante fazermos a seguinte pergunta: “Faço parte de uma família ou uma equipe de jiu-jitsu?”

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,