Por que amamos o Jiu-Jitsu?

A história do Jiu-Jitsu maioria já conhece – o que queremos agora é mostrar porque este esporte tem ganhado o coração e a vida de tanta gente!

Um dos primeiros motivos é que no tatame somos todos iguais, homens e mulheres: médicos, engenheiros, dentistas, advogados, garis, policiais… Esqueça os grupos de amigos onde todos possuem o mesmo interesse, aqui nossa única coisa em comum é a vontade de aprender a se defender e evoluir! Isso mesmo, a possibilidade de saber se defender diante de um assalto ou uma agressão faz encher as academia nos dias atuais! Apesar de ser chamado de “luta”, aqui no tatame não se pode brigar de verdade. Seus sentimentos mais profundos durante a derrota costumam falar por você – por isso, aqui não tem espaço para o orgulho ou ego, quem ganha e quem perde termina sempre vencedor!

Arte suave para uns, e pesadíssima para outros, temos espaço e categoria pra todos. Para os mais variados pesos e alturas, você começa a ir nos treinos e aos poucos seu corpo vai se organizando, e então você encontra as posições que se ajustam melhor para o seu jogo. Há quem diga que emagreceu depois de entrar no esporte: ter de fazer aqueles milhares de abdominais e aquecimentos intermináveis deve realmente ajudar mas, é necessário bastante força e resistência, então, ficar sem comer direito pode prejudicar seu desempenho. Você pode correr, nadar ou estar acostumado a praticar qualquer esporte mas, no Jiu-Jitsu vai perceber que o “gás” é outro e, é preciso muito treino pra chegar ao lado dos melhores.

Através do Jiu-Jitsu é possível fazer amizades tão fortes que perduram a vida inteira – afinal sua equipe é sim sua segunda família, onde você passa uma boa parte da sua vida, deixando no tatame a sua ansiedade, impaciência, tristeza e tudo o que for ruim. Jiu-jItsu nos deixa mais fortes, mais saudáveis, mais concentrados, mais tranquilos. Há quem diga que quem treina e é “mordido” pela arte, não para nunca mais. Quem concorda?

E como em outros esportes no Brasil, os atletas de Jiu jitsu não possuem um vasto campo de apoiadores que lhes permitam viver somente do esporte, mas seja por meio das economias, das dívidas ou das rifas, quem quer mesmo sempre dá um jeito de treinar, competir e comprar seus kimonos.

Rodeado de projetos sociais pelo país, o Jiu Jitsu tem pessoas que acreditam que é através do esporte e da educação que podemos lutar contra as guerras do mundo! E as guerras individuais, onde por muitas vezes nos colocamos vitimas das situações em que vivemos, no tatame aprendemos que às vezes é preciso se adaptar à certas situações, mas nunca parar de se mexer. Estes foram só alguns dos milhares de motivos pelos quais amamos o nosso esporte. E você, por que ama o Jiu-jItsu?

Bons treinos à todos!

Oss

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,