Dicas para manter a dieta em tempos de festas

Com a chegada de dezembro, é impossível não começar a se preparar para as festas de final de ano e, junto deles, a preocupação com a dieta. Foi pensando nisso que a Carol, nossa nutricionista oficial, fez algumas dicas para nos ajudar a não deixar a peteca cair e nem ficar sem aproveitar as delícias da época.  Bora lá!

Carnes magras

A ceia de Natal é recheada de carnes que não costumam fazer parte da alimentação diária, como peru, chester, tender, pernil e lombo. Para não enfiar o pé na jaca, fique atenta ao tamanho das porções e sempre retire a pele. Quanto às calorias, o peru é a melhor opção: tem 125 kcal a cada 100 g contra 130 kcal do tender, 160 kcal do pernil e 171 kcal do lombo.

Misture as oleaginosas nos pratos

Nozes, castanhas, pistache e amêndoas têm tudo a ver com as comemorações de fim de ano e são tão saudáveis quanto calóricas. Em vez de colocá-las na mesa antes da ceia para servirem de petisco, misture-as ao arroz, que pode ser feito à grega. Além de incrementar o prato principal, você reduz consideravelmente a quantidade de oleaginosas ingeridas.

Olho na farofa

Acompanhamento quase obrigatório da ceia, a farofa pode ser bastante calórica se não for feita com os ingredientes certos. Bacon, calabresa e embutidos são muito saborosos, mas colocam as calorias do prato nas alturas. Prepare uma farofa light usando cenoura ralada, ovos e acrescente ingredientes da época como damasco, uva passa e castanha.

Panetone de frutas

Natal sem panetone, não é Natal. Para comer essa delícia sem ficar com peso na consciência, é só ficar atenta aos ingredientes.  A versão com frutas cristalizadas é a menos calórica e, por isso, a melhor opção. Ela tem 270 kcal a cada 80 g, enquanto a mesma quantidade de chocotone apresenta 317 kcal e um trufado pode chegar a 400 kcal.

Salada

Não é porque é Natal que a salada vai ficar de fora, certo? Prepare uma salada grande e colorida, com diferentes tipos de alface, rúcula, cenoura, tomate cereja e muçarela de búfala. Para temperar, deixe na mesa apenas azeite, vinagre e sal.

Utilize produtos light

Invista em produtos light no preparo dos alimentos. Requeijão, maionese, margarina, creme de leite e leite condensado com menor valor calórico vão fazer uma grande diferença na conta final de calorias ingeridas.

Cuidado com o álcool

Para quem sabe que vai exagerar nas refeições de fim de ano, o ideal é ficar longe das bebidas alcoólicas, pois elas jogam o valor total da ceia nas alturas. Uma latinha de cerveja tem 150 kcal e uma taça de vinho, 125 kcal.

Desafio final: sobremesa

Depois de tomar todos os cuidados durante a ceia, não vale escorregar na hora da sobremesa. Em vez de cair de boca nos doces cheios de açúcar e gordura como tortas, pavês e sorvetes, invista nas frutas da época. Faça uma cesta repleta de lichia, fruta-do-conde, ameixa, cereja, romã e uva.

*Carolina Germano Martins é nutricionista esportiva, trabalha no ramo há 10 anos, atende via orientações online, e também com consulta marcada. E mais, as seguidoras das páginas SinistrasBJJ e BJJ GIRLS MAG tem 20% de desconto em seus atendimentos. Tá esperando o que pra marcar sua consulta? Contato/ whatsapp: (11) 9 8606 8612

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através