Todo graduado já foi um faixa branca – e você, esqueceu suas origens?

Ninguém falou que seria fácil, e muito menos que começaríamos a entender todas as posições de primeira, afinal não há vitória sem luta, não é mesmo?

Começar a praticar a arte suave não é fácil – e permanecer nela não é tarefa pra qualquer um. Temos que ter força de vontade e saber lidar com as críticas, zoações – isso mesmo, ser motivo de chacota pelos seus amigos de treino, sabe por qual motivo? Por ser faixa branca. Como assim? Ninguém passa pela faixa branca? Não vejo problema algum em ser um faixa branca, e qual a vergonha disso?

Eu sinceramente não entendo. Já parou pra pensar o quanto é importante passar pela faixa branca? Ainda não?! Então comece a partir de agora, em tudo que essa faixa te ensinou ou ensina, as primeiras quedas, as primeiras dúvidas, os desânimos, os medos, a insegurança na entrada de algum golpe… as diversas vezes que você pensou em desistir, e que nunca conseguiria aplicar aquelas movimentações que pareciam tão complexas. Você, graduado, se lembra do seu tempo de faixa branca?

Para alguns você pode não saber cair porque é branca, não saber posições diferenciadas, ninguém vai querer rolar com você pelo simples motivo de você ser um branca. Mas qual graça teria se não existice faixa branca, ela é o começo de tudo, eu nunca vi ninguém começar nada pelo meio, tudo precisa de um começo e um fim, tudo e qualquer coisa tem uma história, tem um começo, a faixa branca conta nossa história por esse longo caminho de tatame. Mas ainda há quem se envergonhe, e esconda a cor da sua faixa, qual a vergonha?

Você tem vergonha de mostrar quem você é? Esconder a cor de sua faixa é o mesmo que ter vergonha da Arte Suave, humildade é o que aprendemos com o bjj. Humildade é não ter receio de dizer, sim ainda sou um faixa branca, que está em busca de melhorar a cada luta. Não treine almejando uma faixa azul, roxa, marrom, preta, treine almejando alcançar o seu melhor, pois não é sua faixa que vai dizer o grau do seu desenvolvimento na Arte Suave, mas sim, o que você faz a cada treino.

A caminhada vai ficar cada dia mais pesada e desistir é a ultima opção, você vai chorar, treinar dias e dias incansáveis buscando seu melhor, não com o intuito de sair daquela faixa onde todos não te enxergavam, apesar de infelizmente, algumas vezes parecermos transparentes, ou não termos valor. O que chega a ser engraçado é quando chegamos a finalizar alguém mais graduado: sempre é por acidente, vacilo do companheiro de treino, enfim…

É a partir desses fatos que nós, “por enquanto faixa branca”, discordamos de quem insiste em nos deixar inferior. Temos mais valor do que se imagina – o BJJ é como um degrau, não pulamos os degraus da nossa vida, – vamos subindo um por um, conquistando sonho por sonho, e assim é o jiu jitsu, vamos de grau em grau, faixa em faixa, até se chegar onde almeja. Do mesmo jeito que se nós pularmos um degrau da nossa vida, corremos o risco de algo dar errado. Não precisamos de pressa, afinal, a Arte Suave nos ensina a ter paciência, perseverança, e esperarmos pela nossa vez.

E você? Ainda é um faixa branca? Conta pra nós as palavras que você mais ouve de seus amigos de treino.
Oss!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através