Manual do primeiro campeonato

Está se preparando para o primeiro campeonato? Aqui vão algumas dicas do que não pode faltar na hora de se preparar para a batalha. Não estamos aqui para falar de sua preparação técnica, isso cabe ao seu mestre e a você, que deve se cobrar e se puxar o quanto achar necessário e possível. O que não falta por aqui são relatos sobre a primeira vez ou de incentivo para competir, mas algumas dicas (que parecem simples, mas são essenciais) são bem-vindas.

Esteja certa da data, quantos dias faltam e em que divisão você está inscrita, parece uma besteira mas todos já ouvimos casos de alguém que confundiu a data do campeonato ou que achou que estava inscrita na categoria de cima. Não corra este risco, já que está disposta a lutar esteja pronta e dê o seu melhor.

Caso você precise perder peso para lutar comece sua dieta com bastante antecedência, no mínimo um mês, pois é importante que seu corpo se acostume com o peso de sua categoria e é mais importante ainda que você treine neste peso por algum tempo. Não caia naquela conversa de que você pode suar e perder o peso um dia antes do campeonato, desidratado seu corpo não vai responder como deveria. No jiu-jitsu, nós nos pesamos minutos antes de lutar então não há tempo suficiente para se hidratar ou comer como se deve  neste curto espaço de tempo. A não ser que você precise perder pouco peso, a desidratação não é uma boa estratégia de emagrecimento, comece antes e tenha certeza que se sentirá bem e com energia de sobra para lutar.

É a sua primeira vez competindo e você tem dúvidas sobre a divisão em que deve se inscrever? Você tem duas opções: a primeira é conversar com seu mestre sobre isso e ver o que ele tem a dizer; a segunda é lutar no peso em que você está neste momento e ver como se sente, você pode se sentir bem lutando no seu peso e isso é a melhor coisa do mundo, focar apenas no treino, sem precisar se preocupar muito com a balança, apenas se alimentando de forma saudável.

Importante também é saber fazer uma mochila bem preparada para passar o dia no campeonato: 

  •  Leve dois kimonos. Pode ser que aconteça algum incidente de uma luta para outra e com dois kimonos você não fica na mão;
  • Leve comida! Comida em campeonato custa caro, leve líquidos, barrinhas de energia e proteicas. Outras boas opções de lanches são bananas e batata doce. É claro que todos merecemos tomar aquele açaí esperto enquanto assistimos nossos amigos lutando, fora isso, se você não estiver preparada é possível que gaste mais dinheiro do que estava em seus cálculos.
  • Leve suas tapes; 
  • Leve aquela pomada para dor que você está acostumada a usar;
  • Não se esqueça do protetor bucal
  • E leve papel higiênico! Sim! Você não o leu errado, somos humanos e ficamos com a adrenalina lá em cima antes das competições, muita gente precisa ir ao banheiro antes das lutas e nem sempre a organização do evento consegue manter o banheiro como deveria. Confie em mim, e coloque o papel higiênico na sua mochila.
  • Por último, é legal que você leve consigo uma máquina para as fotos e filmagens ou uma bateria extra para seu celular, filme suas luta para futuros acertos na técnica, assistir a si mesmo faz com que você se lembre sempre daqueles erros para afiar seu jogo.

No mais, aproveite o momento. Curta a adrenalina que só a competição dá, lembre-se sempre do que você fez para chegar até ali e que você é capaz!

Boas lutas e bons treinos!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através