Projeto Social QG Luta

O atual contexto social brasileiro nos mostra que há um grande número de pessoas que sofrem com as diferenças econômicas e os problemas sociais. No Brasil, temos números significativos de problemas socioeconômicos que afetam de forma direta ou indireta a vida de milhões de brasileiros, tendo em vista essa situação e a dificuldade que há em romper essa barreira, muitos enxergam no esporte uma esperança e ferramenta de mudança. E foi assim que começou o Projeto Social Quartel General da Luta (mais conhecido como QG da Luta), liderado pelo Tenente-Coronel do Exército, Luiz da Costa Oliveira Júnior (graduado faixa preta em 2008, pelo professor Marcos Broa, e que atualmente possui 2 graus na faixa preta), com um slogan sugestivo “Na busca do campeão, forma-se o cidadão”, o projeto segue mudando a vida de muitas pessoas.

O projeto foi criado em maio de 2006, com aulas de jiu-jitsu e Defesa Pessoal, que se eram realizadas no quartel do 25º Batalhão de Caçadores em Teresina-PI, e posteriormente a pedido dos militares foi estendido para o Clube do Marquês. No início, eram apenas 2 alunos, mas isso não desmotivou Luiz Júnior, e com o passar do tempo a procura pelas aulas aumentaram, principalmente por pessoas com baixo poder aquisitivo, o que fez com que as mesmas se tornassem gratuitas. O entendimento por parte da Presidência do Clube foi importante, para que o projeto continuasse na ativa.

O projeto cresceu tanto, que hoje já abrange mais de 800 integrantes que estão distribuídos em 10 bairros de Teresina e mais 6 cidades do Piauí (Altos, Esperantina, José de Freitas, Picos, Piripiri e União) e uma do Maranhão (Caxias). As aulas de jiu-jitsu gratuitas são ofertadas a toda a comunidade, e tem sido muito importante para melhorias na vida dos atletas, que vão desde crianças com 4 anos até adultos (sem qualquer distinção). A organização conta com a ajuda voluntária de algumas pessoas, o que possibilitou a expansão do projeto e colaboração/mudança positiva para a vida dos alunos.

O idealizador do projeto trouxe um novo incentivo para os alunos, criando Campeonatos Internos da equipe, onde pode-se avaliar o desempenho dos alunos e até despertar o interesse dos mesmos para participarem de competições de alto nível. A medida adotada auxilia também aqueles atletas que desejam se tornarem competidores, mas não possuem condições financeiras de participarem de competições em outros estados, então os internos “abrem portas” para esses atletas. Outro destaque também dentro da equipe é a participação feminina, o número de mulheres nos treinos está em constante ascensão no Piauí, no entanto o número de competidoras a nível nacional é pequeno, mas a equipe está incentivando o aumento desse número, e dando um bom destaque à presença feminina nos campeonatos.

Buscando também a inclusão social e igualdade, a equipe de jiu-jitsu passou a receber também alunos com necessidades especiais, tendo um acompanhamento voltado para esses alunos, e foi perceptível algumas mudanças positivas no comportamento desses alunos, como a melhora da autoestima e interação com os outros alunos.

Ao longo de 11 anos, os alunos do QG da Luta conquistaram importantes títulos, que servem até de motivação para os mais novos que também praticam a arte suave. Dentre eles podemos destacar : Campeonato Europeu IBJJF, Campeonato Mundial (CBJJE e CBLP), Campeonato Pan-Americano (CBJJE e CBLP), Campeonato Sul-Americano e Campeonato Brasileiro (CBJJ), Seletiva de Abu Dhabi e muitos Campeonatos Estaduais (PI).

. . .

Caro leitor, se na sua cidade tem algum projeto social vá até lá e faça uma visita para conhecer como funciona, é importante conhecer a realidade da sua cidade, e quem sabe você possa até contribuir de alguma forma, para a vida dessas pessoas. E conte pra gente a sua experiência.

 

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através