O que se espera de um faixa roxa

A cor roxa é obtida através da mistura das cores primárias azul e vermelho, duas importantes faixas no jiu-jitsu, que nos remetem ao início e ao fim. Roxo geralmente traz sentido de recolhimento e interiorização. E para algumas doutrinas espirituais é tempo de reflexão e espera.

No jiu-jitsu, a faixa roxa é a metade do caminho, e se você começou a treinar ainda criança, um pouco mais que a metade e já não é permitido desistir. A cobrança interna é muito maior do que nas faixas anteriores, afinal você está quase lá, na tão sonhada faixa preta. E mesmo em dias difíceis, é preciso estar no tatame. O faixa roxa deve estar ávido por informações, novos ataques, e já pode começar a “desconstruir” posições, ao invés de apenas reproduzi-las. Espera-se que o faixa roxa pense sobre as posições, estude suas variações, teste a eficiência e principalmente use-as nos treinos. É comum as pessoas acharem que o graduado à faixa roxa passe a ser mais sério, menos brincalhão, é isso mesmo que vem subentendido na faixa: que a brincadeira acabou. Você não é mais um iniciante.

Com mais frequência os treinos passam a ser com os faixas marrom e preta, jogo mais duro, sem frescura e sem cara feia. E algumas vezes não sobra tempo e nem gás para treinar com os menos graduados, não é má vontade.

Tem um quesito que vale a pena levar em consideração: os graduados analisam seu jogo e cobram que você mostre coisas novas, e isso implica ter um jogo duro com qualquer um, e algumas pessoas não entendem essa postura, confundindo crescimento individual com parceria e amizade.

Solte o jogo

Essa é a frase que faz parte da vida do faixa roxa. E muitas vezes colocá-la em pratica significa se expor mais, sair da zona de conforto, e sim, ser finalizado mais vezes, e de maneiras diferentes, o que traz a tona aquele sentimento de estar descobrindo o novo, de novo.

O que não pode faltar

Nem precisa dizer sobre o respeito, educação, higiene e posturas, porque isso é essencial desde o faixa branca. Mas o faixa roxa passa a ter quase como um codinome a palavra instrutor, então tem obrigação de ensinar, corrigir quando puder, e passa a ser como um espelho para os outros.

Nós poderíamos fazer uma​ lista de posições e técnicas indispensáveis ao faixa roxa, porém seria limitar de maneira injusta tanto o aprendizado quanto as limitações de cada um. E o mais importante nessa fase, não são as novas técnicas, mas sim a eficiência no uso das técnicas que você já aprendeu e de onde você consegue aplicá-las. Ou seja, não basta fazer um armlock bem feito, há de se saber aplicá-lo das mais variadas posições.

Não existem técnicas específicas das quais o faixa roxa deve saber, pois são as mesmas da faixa azul buscando sempre conhecer o maior número possível de técnicas e seus fundamentos,  tendo conhecimentos sólidos a respeito do que se está fazendo, zelando com consciência pela sua integridade física e a de seus colegas de treino.

O faixa roxa precisa ter o domínio da parte prática, mas não pode deixar de lado a parte teórica, as regras,  o esquema de pontos, a história do jiu-jitsu e as pessoas que ajudaram a construí-la.

É plausível que o faixa roxa já comece a vislumbrar sua carreira no esporte, seja como atleta ou como professor, empresário ou até mesmo árbitro, coach e assim poder viver do esporte fazendo o que ama. Muitas portas podem se abrir quando se conquista a faixa roxa, e vão desde a credibilidade que as pessoas depositam em você até a torcida e os apoios que começam a surgir, muitos são instrutores de crianças e já  possuem suas próprias turmas, por isso lembre-se: É tempo de reflexão, espera e preparação, mas não é hora de descansar! Trabalhe duro diariamente, dê o seu melhor e tenha paciência, seu sonho realizado está logo ali.

Oss.

Leia também:

Posts relacionados